Curiosidades

Frutas da estação – Outono

Escolher os alimentos da época é sempre a melhor opção, pois são mais baratos e frescos, e uma das principais vantagens de comer fruta da época é o fato de que será bem mais saborosa. O outono chegou e trouxe inúmeras frutas como a Tangerina, Abacate, Banana, Goiaba, Carambola, Figo, Caqui, Limão, Pinha, Maracujá, Kiwi… que, além de deliciosas, serão importantes aliados para ajudar a manter o organismo saudável.

Por que consumir as frutas da estação? 🤔

😋 Por conta do sabor e da nutrição: As frutas da época são sempre muito saborosas, pois elas possuem seus ciclos respeitados, o que as tornam mais nutritivas. Basta observar o cheiro, o sabor e a aparência dos alimentos sazonais. Sem processos artificiais.

🤑 O preço: Frutas e vegetais sazonais são mais fáceis de produzir. Isso faz com que esses produtos sejam cultivados localmente, o que também reduz os custos de transporte e, portanto, seus preços finais.

🌱 Pelo meio ambiente: A praticidade da produção de frutas, legumes e verduras favorece o plantio local. Dessa forma, devido às curtas distâncias, consumir esses alimentos diminui a emissão de gases e o desperdício de alimentos. Além disso, na colheita não sazonal, o uso de agrotóxicos e compostos químicos é relativamente alto, podendo contaminar os lençóis freáticos e o solo da região.

Laranja

Além de fonte de flavonoides, pectina, fibras, vitamina A e do complexo B, é riquíssima em ácido ascórbico (vitamina C) e podem ajudar a estimular as células brancas a combater as infecções, contribuindo para um bom funcionamento do sistema imunológico. Possui vários antioxidantes, que reduzem o colesterol, as inflamações e ajudam a bloquear as células cancerosas. Contém quantidades significativas de minerais como cálcio, fósforo, magnésio, cobre, potássio

Tangerina

Fonte de vitaminas A, B e C. Em menor grau, de sais minerais como cálcio, potássio, sódio, fósforo e ferro. A vitamina C, junto com o cálcio e o fósforo, são essenciais para o desenvolvimento de dentes e ossos e para a vitalidade dos vasos sanguíneos. A vitamina C também ajuda a combater infecções, a aumentar a resistência do organismo e a absorver o ferro de outros alimentos.

Abacate

Rico em gorduras monoinsaturadas e fibras. Ajuda a controlar o colesterol, melhora o sistema circulatório e a pele. Contém ácido fólico, que auxilia na prevenção de efeitos congênitos e potássio. Indicado para fadiga, depressão, problemas cardíacos e derrames.

Banana

Favorece a formação corpórea, combate a anemia, a retenção urinária e é ótima para lactentes para aumento do leite, além de ser muito saborosa e nutritiva.
É indicada principalmente para quem faz esportes e academia principalmente por ser uma fonte rica em potássio, importante para a contração dos músculos. Rica em vitaminas, minerais e fibras, beneficia a digestão, pois alivia e restaura o intestino após prisão de ventre ou diarreia e também age como antiácido, combate a diarreia, regula a hipertensão arterial, é calmante, favorece a formação corpórea, combate a anemia, a retenção urinária.

Goiaba

Não contém muito açúcar, gordura e calorias. Rica em vitaminas A, B1 e C, cálcio, fósforo, ferro e fibras insolúveis. A fruta mais elevada em proteínas tropical, a goiaba embala mais de 4 gramas por copo, juntamente com 9 gramas de fibra e apenas 112 calorias. Com 600% de sua DV de vitamina C por copo – o equivalente a mais de sete laranjas médias! Ideal para cuidar da saúde dos dentes e dos ossos, além de ser benéfica para o coração, visto que é rica em ácido oleico, substância que protege contra o acúmulo de LDL (o colesterol ruim) e ajuda a manter as taxas de HDL no sangue.

Carambola

Possui poucas calorias (em média 35 calorias em 100g), e é rica em nutrientes que fazem muito bem à saúde, como sais minerais (cálcio, fósforo e ferro); vitaminas A, do complexo B (tiamina, niacina, riboflavina, vitamina B6) e C; e substâncias antioxidantes que ajudam a combater a ação maléfica dos radicais livres. Entre os diversos benefícios dessa frutinha podemos destacar sua ação antimicrobiana e por ser uma fruta de baixo teor de açúcar, a carambola é uma boa escolha para pessoas que sofrem de diabetes. É uma boa fonte de zinco, que ajuda na prevenção da acne e tem alto teor de água, que ajuda a hidratar e hidratar a pele.

Figo

Contêm vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, cálcio, ferro, fósforo, manganésio, sódio, potássio e cloro. Incluem ainda em sua composição fibras e uma quantidade significativa do mineral manganês. Seu percentual calórico é baixo sendo convenientes para os adeptos das dietas. Possui baixo teor de Sódio, o que evita a retenção de líquidos. Rico em antioxidantes e com elevados níveis de vitaminas, o figo auxilia na nutrição e no rejuvenescimento da pele.

Caqui

É uma fruta fonte das vitaminas A, C, E, B1, B2, B6 e B12, fibras, sais minerais como cálcio, ferro e fósforo, magnésio, manganês e zinco, licopeno e betacaroteno – que combate os radicais livres e tem ação antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce. Possui licopeno, que atua no sistema imunológico, auxiliando no combate a muitas doenças, inclusive o câncer. Auxilia a visão, unhas, cabelos e o desenvolvimento ósseo.

Limão

Fonte de vitaminas do complexo B, o limão também é rico em vitamina C e em sais minerais como o Cálcio, Fósforo, Ferro.
Rico em vitamina C e bioflavonóides antioxidantes o limão auxilia a digestão, melhora a absorção de ferro, estimula o metabolismo hepático e a desintoxicação. Contém uma substância chamada d-limoneno, princípio ativo que ajuda no combate à ansiedade, à depressão, ao câncer, além de dissolver cálculos renais e desentupir artérias.

==>> Com tantos benefícios, na próxima vez que for ao mercado ou a feira adicione essas frutas da estação em seu carrinho de compras e usufrua ao máximo de suas propriedades.

Previous Post Next Post

You Might Also Like