Veganismo

O que acontece quando você para de beber leite de vaca

O leite de uma vaca é tão necessário quanto o leite de qualquer outro animal para seus filhos. O leite materno é o alimento perfeito para bebês humanos, enquanto o leite de vaca é o alimento perfeito para vacas bebês. Ou seja, se você não é um bezerro, o leite de vaca não é para você!

Infelizmente ao longo das últimas décadas o leite de vaca foi posicionado como um superalimento, responsável por ossos fortes. Mas a pesquisa recente mostra que não é bem assim.

Além disso, o leite de vaca causas diversos problemas ao nosso sistema digestivo e é o responsável por alergias e pela intolerância.

E enquanto a indústria está a todo vapor fazendo campanhas que incentivam as pessoas a consumirem mais laticínios, nós mostramos aqui porque não tomar leite de vaca (ou de qualquer outro animal que não seja humano).

O leite é bom para a saúde?

O consumo de leite animal também pode estar associado à Síndrome da Morte Súbita Infantil e à doença de Esclerose Lateral Amiotrófica (doença de Lou Gehrig).

O aumento do ferro em crianças pequenas

O leite reduz os níveis de ferro em crianças pequenas e é por isso que, em 1993, a Academia Nacional de Pediatria dos Estados Unidos publicou uma declaração oficial expressando que, em sua opinião, nenhuma criança deveria beber leite animal antes dos 18 meses de idade. Da mesma forma, contribui para a deficiência de ácidos graxos essenciais e vitamina E.

Redução da produção de muco

É por isso que, quando você está resfriado, os médicos recomendam não beber leite pois ele aumenta a produção de muco.

Fim de alguns efeitos não desejados

Outros efeitos associados ao consumo de leite animal incluem diarreia e prisão de ventre, especialmente nos jovens, você vai parar de ter estes problemas.

Redução da poluição

Segundo relatório das Nações Unidas, a pecuária excessiva é um dos principais culpados das mudanças climáticas, 18% do dióxido de carbono que é emitido para a atmosfera provém de excrementos de vaca… isso é mais do que o que é poluído por carros, aviões e outros meios de transporte!

Felizmente, existem muitas outras opções deliciosas que não precisam ser um peso no bolso, aqui contamos como preparar leites vegetais em casa!

Menos intolerância e alergias

O leite está no topo da lista de produtos para alergia e sensibilidade. Foi demonstrado que afeta o comportamento, o sono, a concentração e até mesmo a enurese noturna.

Você pode emagrecer

O leite contém uma alta porcentagem de gordura, por isso nos fornece muitas calorias que poderíamos facilmente evitar.

Além disso, tem 4,7% de açúcares, o que definitivamente não é bom se queremos ter um peso saudável. Surpreendentemente, o leite desnatado e meio-desnatado tendem a conter ainda mais açúcar do que o leite integral: 6,5 e 5,3% respectivamente.

Redução das doenças relacionadas com laticínios

Beber e consumir laticínios está associado a várias doenças, como diabetes, esclerose múltipla, coração, síndrome do intestino irritável e até catarata.

Vai respirar melhor

A caseína é uma proteína presente no leite e é usada na fabricação de cola, ela costuma causar em um grande número de crianças, inchaço dos tecidos moles. Esses tecidos moles são comumente encontrados na garganta, cavidades nasais e seios da face. Quando estes estão inflamados, ocorrem dificuldades respiratórias.

Melhor absorção de nutrientes

O leite animal contém uma combinação perfeita de minerais concebidos para ajudar a amadurecer o sistema digestivo dos seus filhotes. Esse sistema digestivo permitirá que eles façam adequadamente a digestão dos nutrientes da grama e das ervas. As vacas têm estômago configurado por quatro câmaras e regurgitam, mastigam e engolem a comida várias vezes antes de digeri-la. Eles têm um sistema digestivo muito diferente do humano e, portanto, têm necessidades diferentes. Quando consumimos leite, estamos ingerindo os minerais e produtos químicos de que as vacas precisam em seu sistema e, como nossas dietas são diferentes, esses produtos químicos e minerais perturbam nossa digestão e afetam a absorção dos nutrientes presentes em nossas dietas.

Menos risco de ter câncer

O leite está associado ao câncer de próstata em homens. Os riscos aumentam em 30% se você consumir de duas a três porções por dia. Mulheres que bebem laticínios aumentam o risco de câncer de ovário em até 66%.

Maior equilíbrio hormonal

As vacas, como todos sabemos, dão leite quando têm um bezerro, para mantê-las em produção por mais tempo, tratamentos hormonais são aplicados para aumentar e estender a produção. Esses hormônios passam para o leite e, a partir daí, para o nosso corpo.

Mas mesmo se escolhermos produtos orgânicos, o leite contém naturalmente mais de 60 hormônios de vaca que os bezerros precisam para seu desenvolvimento.

Os hormônios são responsáveis pelo crescimento, durante a infância, pelo desenvolvimento durante a puberdade, pela reprodução, então esse é um ponto a se ter em mente. Foi visto, por exemplo, que o leite e os hormônios que ele contém podem promover a produção de andrógenos nas meninas, desequilibrando assim seu delicado sistema hormonal.

Menos risco de adoecer

O leite animal está cheio de bactérias, portanto é um excelente meio de fazer as bactérias ingressarem no nosso corpo. É por isso que as crianças que não bebem leite animal ou produtos lácteos de origem animal não ficam doentes com tanta frequência, sofrem de menos cáries e infecções de ouvido. A pasteurização utilizada pela indústria do leite geralmente leva 15 segundos. No entanto, para que as bactérias nocivas do leite sejam inativadas, o processo precisa durar pelo menos 15 minutos.

Pele mais bonita

Foi observado em vários estudos que o consumo de produtos lácteos é uma causa significativa de acne. Na verdade, o problema não está associado ao teor de gordura desses produtos, mas aos hormônios que eles contêm.

Assim como podem perturbar o equilíbrio hormonal dos pré-adolescentes, os hormônios do leite podem causar problemas de acne em adultos, especialmente em mulheres.

Redução dos riscos e incidência de osteoporose

As histórias associadas ao consumo de cálcio e leite são em grande parte um mito criado pela indústria do leite, que em suas campanhas publicitárias afirmam que o leite de vaca contém grandes quantidades de cálcio. Estrategicamente também dizem que precisamos de cálcio. Essas duas afirmações são verdadeiras, porém, não dizem que o consumo de leite nos fornece esse cálcio, isso porque na verdade não é assim que acontece.

O cálcio do leite se combina com outros minerais, encontrados em quantidades excessivas no leite animal, formando uma molécula muitas vezes grande demais para ser absorvida pelo intestino humano. Em áreas do mundo onde o leite não é consumido, as doenças associadas à falta de cálcio são quase inexistentes. Osteoporose e aterosclerose são muito raras em culturas onde o consumo de leite é limitado. Na verdade, estudos recentes sugerem que o leite e o queijo podem ser a causa da osteoporose, já que as altas quantidades de proteína nos laticínios fazem com que o cálcio se separe dos ossos.

Melhor equilíbrio da vitamina D

A regulação da presença de vitamina D no leite é muito pouco segura. Recentemente, verificou-se que em 42 amostras apenas 12% apresentavam a quantidade prometida de vitamina D. Dez amostras de fórmulas infantis também foram estudadas e 7 delas continham o dobro da quantidade de vitamina D anunciada e em uma delas, teve 4 vezes mais.

A vitamina D pode ser tóxica em doses excessivas.

Reduzir risco de carências de zinco

Crianças que bebem muito leite e comem muito queijo geralmente carecem de zinco.

Mais facilidade de aprendizagem

Crianças com deficiência que sofrem de problemas neurológicos como autismo, síndrome de Down, dificuldades de aprendizagem e lesões cerebrais são especialmente vulneráveis aos laticínios. Certas proteínas encontradas no leite animal, como caseína e soro de leite, parecem irritar o sistema nervoso em humanos, fazendo com que esses problemas neurológicos sejam piores em crianças. É por isso que, se você não bebe leite ou laticínios, os programas de reabilitação produzem melhores resultados, em comparação com aqueles que bebem.

Ossos mais fortes

Embora pareça difícil de acreditar, o consumo de leite de vaca pode ter um efeito negativo na saúde dos nossos ossos.

A vitamina A existe em duas formas, retinol e beta-caroteno. O primeiro, que é a forma presente em grandes quantidades no leite de vaca, quando consumido em grandes quantidades interfere na absorção da vitamina D (essencial para a saúde óssea) e acredita-se que até aumenta o risco de osteoporose.

Redução dos níveis de colesterol “ruim”

Uma porção de leite (250 ml) contém 8 gramas de gorduras saturadas, que aumentam os níveis de colesterol no sangue.

Portanto, o consumo diário de leite aumenta o risco de doenças circulatórias e problemas cardíacos.

Redução da ingestão de dioxinas

O leite é uma das substâncias que contém mais dioxinas. Ao contrário da crença popular, as dioxinas no leite e no queijo têm dez vezes mais probabilidade de causar câncer.

Durante o verão de 1999, a indústria do leite em Bruxelas fechou por um mês porque o leite continha 100 vezes os níveis recomendados de dioxina.

Leite… não é só leite

O leite contém sangue animal… As ordenhadeiras causam feridas nas tetas das vacas que sangram e esse sangue vai para o leite.

Melhor funcionamento do sistema digestivo

A maioria dos humanos adultos não possui a enzima necessária para digerir a lactose, que é o principal açúcar do leite. Os poucos adultos capazes de digeri-la são porque possuem uma mutação genética que lhes permite conservar essa enzima, que por natureza desaparece aos 5 anos.

Para o resto de nós, consumir laticínios significa que os açúcares não digeridos são armazenados no intestino, causando inchaço, gases e outros sintomas muito incômodos.

É possível fazer uma dieta sem laticínios!

Existem muitas outras alternativas ao leite animal. Leite de soja, arroz e batata são excelentes. Em alguns países você pode encontrar leite de amêndoa, coco etc.

Na maioria dos supermercados você pode encontrar soja e queijo vegetal, iogurte de soja, etc.
Para os bebês, existem marcas de fórmulas à base de soja e são tão nutritivas e saudáveis quanto as que contêm leite animal.

O leite animal é bom apenas para animais

A composição química do leite de vaca é absolutamente perfeita para nutrir um bezerro. Fornece os nutrientes exatos para deixar a vaca perfeitamente nutrida e ajuda a desenvolver seus sistemas digestivo e imunológico.

O leite humano é igualmente perfeito para bebês. Se dermos leite humano a um bezerro, ele sofrerá de má nutrição e ficará doente em pouco tempo.

Claro, qualquer um pensaria que fazer isso é ridículo. No entanto, isso é muito mais ridículo do que alimentar nossos filhos com leite e derivados não humanos?

Sabe o que mais pode ter no leite?

O leite contém pus. As regras do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos e da Food and Drug Administration (FDA) afirmam que o leite não deve ser ingerido se contiver mais de 200.000 glóbulos brancos mortos por mililitro.

Melhora ou menos casos de asma

O consumo de leite e queijo está associado à asma. Quando os humanos consomem a proteína Caseína (usada para criar a cola que adere aos rótulos das garrafas de cerveja), eles produzem histamina e depois muco. Se os brônquios forem preenchidos com essa substância, ocorrerão dificuldades respiratórias.

Menos risco de ingestão não voluntária de antibióticos

É comum que vacas leiteiras desenvolvam infecções do úbere por causa da ordenha diária. Para evitar essas infecções, eles recebem antibióticos, muitas vezes até de forma preventiva.

Essas quantidades de antibióticos promovem o desenvolvimento de bactérias cada vez mais resistentes, que acabam em nosso corpo e tornam nossas doenças cada vez mais difíceis de tratar.

Menos risco de intoxicações

Em estudo que avaliou casos de intoxicação na Inglaterra e País de Gales entre 1992 e 1996, 20 desses casos foram associados ao consumo de leite e seus derivados.

A dieta sem leite

A maior parte do mundo não bebe leite e obtém cálcio de maneira satisfatória de outros alimentos. Amêndoas, amaranto, pinto e feijão preto, brócolis, repolho, grão de bico, couve-flor, couve, flor dente de leão, figos, avelãs, repolho verde, endívias, alho-poró, melaço, quiabo, azeitonas, amendoim, salsa, pistache, passas, gergelim, soja, tofu, espinafre, sementes de girassol, agrião, são apenas alguns dos alimentos que contêm quantidades consideráveis de cálcio que nosso corpo pode absorver e desfrutar…

Resumo

O leite de vaca é bastante prejudicial ao nosso corpo. Nosso organismo não foi feito para o consumo de leite depois de adultos — como nenhum outro animal é.

Portanto, devemos deixar para trás o consumo de leite de vaca e seus derivados, se desejarmos ter uma vida saudável e com mais saúde.

fonte: extraído

Previous Post Next Post

You Might Also Like