Detox, Dieta, Saúde

alimentos VEGETAIS que vão te ajudar a secar a barriga

Embora não exista uma solução mágica para eliminar a gordura da barriga, saiba que a sua alimentação pode ser um fator determinante para alcançar esse objetivo. Uma dieta rica em alimentos vegetais pode ser uma excelente opção para ajudar a eliminar a barriga e a conquistar um abdômen mais definido.

Os alimentos vegetais são ricos em nutrientes importantes para o organismo e são uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais. Eles ajudam a manter o corpo saudável e em forma, e ainda contribuem para a redução de gordura abdominal.

De vegetais crucíferos a frutas ricas em fibras, vamos mostrar como esses alimentos podem ser deliciosos e eficazes para alcançar seus objetivos de fitness. Então, prepare-se para descobrir como os alimentos vegetais podem transformar sua jornada de perda de peso, lembrando que, para montar uma dieta ideal e completa, é sempre bom consultar um profissional da área de nutrição.

Aveia em flocos

A aveia em flocos tem um poder nutritivo muito poderoso e saciador. Ela é rica e fibras e pobre em calorias. Consumir no café da manhã deixara você saciado até o almoço e fará bem ao seu organismo. A sensação de saciedade dura mais tempo, sob a forma de mingau ou granola, cabe a você escolher como consumi-la. Não hesite em acrescentar algumas frutas frescas.

Os legumes

O ditado “5 frutas e legumes por dia” não é um mito, mas uma realidade. Comer legumes diariamente é indispensável para ficar sem barriga. Prefira os legumes verdes e ricos em fibras, portanto não restrinja as vagens, saladas, ameixas… Limite os legumes crus, pois eles são difíceis de digerir. E os legumes muito secos, muito ricos em celulose (fibras insolúveis) e que podem irritar facilmente os intestinos e inchar o estômago (grão de bico, lentilhas, feijão…) e também o repolho que é de difícil digestão.

O abacate

Mesmo se o abacate é considerado como uma fruta muito gordurosa e calórica, fique tranquilo, o abacate é composto de gorduras sadias, benéficas. Ele é fonte de vitaminas E e B (10 a 16 g por abacate) e potássio. Os ácidos graxos mono-insaturados diminuem a taxa de colesterol e agem sobre a regularização da glicemia (taxa de açúcar no sangue). Coma-o cru, em salada, grelhado ou em suco de legumes ou smoothies.

Eles também são fonte de fibras e nutrientes como potássio, e o melhor, são alimentos que ajudam a emagrecer. De acordo com um estudo, as pessoas que consomem abacate se sentem mais saciadas e têm menos desejo de comer nas cinco horas seguintes à refeição; um ótimo motivo para incluir o abacate na sua lista de alimentos para emagrecer.

A quinoa

A quinoa é um cereal, rico em fibras, ferro, vitaminas e pode substituir sem problemas os ricos em amido tradicionais: massas, arroz, sêmola. Ela limita o acúmulo de gorduras ruins. Ela tem a vantagem de poder ser degustada quente ou fria e portanto pode ser comida não importa se faz calor ou frio. Doce ou salgada, você pode prepará-la como bem lhe convier.

O aipo

O aipo é pouco calórico e rico em nutrientes. Ele é diurético em razão de seu alto teor em potássio  e é excelente para lutar contra a retenção de líquidos. Ele abaixa a pressão arterial. Você pode comê-lo cru, em dips acompanhado de um molho leve de iogurte, em sopas ou smoothies. É igualmente um excelente “tira-fome”, portanto não hesite em levá-lo para o trabalho sob forma de bastõezinhos para quebrar aquela fominha das 11 horas.

As especiarias

A canela é famosa pelos seus benefícios sobre a flora digestiva, notadamente colocando uma colher de café por dia nos seus chás, tisanas e preparações doces e salgadas. Além de ser deliciosamente apetitosa, ela é um “corta-fome. O cominho, a cúrcuma e o curry também devem ser preferenciados e é fácil utilizá-los nos pratos diários.

O vinagre de maçã

O vinagre de sidra deve suas qualidades e virtudes à maçã, ele está cheio de vitaminas e minerais mas principalmente de pectina e provitamina A, um excelente antioxidante e portanto bom para queimar gorduras. Escolha bem um vinagre de sidra sem aditivos: mais ele é natural melhor é. Para purificar seu organismo, tome uma colher de vinagre de sidra diluído num copo de água morna, pela manhã, em jejum  e, se quiser perder peso, repita a operação 3 vezes por dia, 30 minutos antes de cada refeição. Cuidado, o vinagre de sidra é muito ácido! Mas se você seguir esta astúcia rigorosamente, você verá os resultados no fim de algumas semanas.

As peras e maçãs

A pera é pobre em calorias mas não em fibras! Ela permite que você se sinta saciado, lhe dando muito prazer, pois confessemos, a pera é ligeiramente adocicada e incrivelmente saborosa. E, além do mais, ela é rica em vitaminas, então aproveite! A mesma coisa para a maçã, principalmente a Granny (verde), não se prive se você gosta.

A pera e a maçã são ricas em flavonoides, substâncias capazes de alterar os níveis de gordura corporal. De acordo com um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, as mulheres que consumiram a maior quantidade de flavonoides viram seu índice de massa corporal aumentar significativamente menos no período de 14 anos do que aquelas que consumiram menos flavonoides.

Em estudos com animais, esses flavonoides demonstraram aumentar o gasto de energia (calorias), a absorção de glicose pelos músculos e a queima de gordura. Por isso também é uma boa ideia incluir pera e maçã na sua lista de alimentos que ajudam a emagrecer com saúde.

O gengibre

O gengibre pode ser encontrado como especiaria seca, mas o melhor consumi-lo fresco, ralado ou cristalizado. Ele é rico em fibras (1 g por 100 g), ele realça o sabor dos pratos e favorece a digestão e ainda reduzindo os gases. Ele é excelente para o bom funcionamento do sistema digestivo. Coloque um pouco de gengibre fresco nos seus chás e tisanas preferidos. Mas o que nem todo mundo sabe é que o gengibre também pode aumentar o metabolismo em cerca de 20%, o que ajuda a emagrecer. 

Espinafre

Espinafre tem toneladas de vitamina A (mais da metade da quantidade diária recomendada em uma porção), o que ajuda a aumentar e melhorar o sistema imunológico. Além disso, com altos níveis de clorofila e fitoquímicos — compostos como betacaroteno, luteína e zeaxantina, que dão cor ao vegetal –, ele possui propriedades anti-inflamatórias e anticancerígenas.

Para completar, a hortaliça garante energia de sobra para os músculos. O efeito tem relação com uma substância conhecida como nitrato e que no nosso organismo se transforma em óxido nítrico, favorecendo uma melhor utilização do oxigênio pelas células musculares. 

Brócolis

O brócolis é um ótimo alimento para emagrecer. Esse vegetal é rico em nutrientes essenciais (cálcio, vitamina C, etc.), fibras, proteínas e ao mesmo tempo possui baixíssimas calorias. Suas fibras proporcionam sensação de saciedade, seus micronutrientes auxiliam a perda de peso e seus fitoquímicos ajudam a eliminar gorduras.

Beterraba

beterraba é um vegetal anti-inflamatório e antioxidante que apresenta efeitos positivos sobre a pressão arterial e o estresse oxidativo.  Apesar de docinha, ela tem poucas calorias – 43 em uma unidade grande (100 gramas) –, além de conter uma boa quantidade de fibras, que fazem com que a liberação de energia no organismo aconteça aos poucos. As fibras solúveis da beterraba reduzem a absorção de glicose e ajudam a manter o bom colesterol.

As amêndoas

Tanto quanto o abacate, as amêndoas são ricas em ácidos mono-insaturados (Ômega 9), as boas gorduras de fato (aquelas que não ficam estocadas nos famosos “pneus” da barriga). Elas permitem igualmente evitar as guloseimas fora de hora. Para adotar este reflexo, coma algumas amêndoas por dia na hora da “fominha” habitual!

O chá verde

Beba chá verde, ideal para lutar contra os gases e para quando você tiver dificuldade em beber água. Evite o açúcar, é claro, no seu chá! Beber 4 a 8 xícaras de chá verde por dia durante vários meses, ajudaria a manter a barriga plana e uma boa linha (consulte seu médico ou nutricionista para ver suas condições para fazer isto). Estudos sugerem que além de ser uma fonte moderada de cafeína, o chá-verde é uma excelente fonte de galato de epigalocatequina, um antioxidante que promove a queima de gordura da região abdominal.

Além disto é fundamental  manter uma alimentação equilibrada e fazer atividades regulares. Não hesite em aromatizar seu chá com gengibre ou limão fresco.

Chá de hibisco

Além de saboroso, o chá de hibisco é uma bebida que ajuda a emagrecer. Isso porque ele é baixo em calorias e diurético, o que ajuda a liberar toxinas e excesso de fluidos no corpo. Um estudo publicado na revista Food & Function mostrou que o consumo do extrato de hibisco pode reduzir obesidade, a gordura abdominal e melhorar danos causados ao fígado em indivíduos obesos. Pesquisas publicadas na revista Medical Hypotheses também sugerem que o chá de hibisco pode ser uma alternativa natural de perda de peso.

Aveia em flocos

A aveia em flocos tem um poder nutritivo muito poderoso e saciador. Ela é rica e fibras e pobre em calorias. Consumir no café da manhã deixara você saciado até o almoço e fará bem ao seu organismo. A sensação de saciedade dura mais tempo, sob a forma de mingau ou granola, cabe a você escolher como consumi-la. Não hesite em acrescentar algumas frutas frescas.

Algumas aveias vêm contaminadas com glúten (proteína que colabora para o aumento da inflamação do organismo e aumento da gordura abdominal), então é sempre bom checar na embalagem se há certificação gluten-free.

Previous Post Next Post

You Might Also Like