BELEZA, Saúde

10 benefícios das tâmaras para a pele, o cabelo e a saúde

Os inúmeros benefícios para a saúde das tâmaras tornaram essa deliciosa fruta em um dos alimentos mais procurados no mundo da saúde e nutrição. As tâmaras são uma boa fonte de várias vitaminas e minerais, energia, açúcar e, fibras, ferro, fósforo, potássio, zinco. Elas têm muitos benefícios para a saúde, do coração até o fortalecimento dos ossos.

É também uma fonte rica em cálcio, vitamina K e magnésio, que são todos necessários para ossos saudáveis, selênio, que é um antioxidante que ajuda a prevenir danos nos tecidos e células por toxinas, e folato, que é uma vitamina B envolvido na formação de glóbulos vermelhos saudáveis ​​e importante na gravidez.

Então, na próxima vez que você desejar algo doce, em vez de uma bala ou prato açucarado, opte por tâmaras. Elas são doces e MUITO melhores para você.

Um pequeno estudo de 2015 descobriu que o consumo de tâmaras pode reduzir o risco de câncer de cólon graças ao seu alto teor de fibras e polifenóis, além de melhorar os movimentos intestinais.

As tâmaras também têm um bom perfil nutricional contendo várias vitaminas e minerais,

As tâmaras têm alto teor de açúcar?

Sim – elas são naturalmente doces e não contêm açúcar adicionado – que é o tipo que devemos limitar, devido à sua associação com um risco aumentado de doenças cardíacas e obesidade. Uma tâmara contém pelo menos 6g de açúcar. No entanto, elas também são ricas em fibras, o que ajuda a desacelerar a digestão e pode evitar picos de açúcar no sangue. Comer tâmaras com alguma proteína, como nozes inteiras ou manteiga de nozes, vai desacelerar ainda mais esse aumento nos níveis de açúcar no sangue.

Listamos aqui estão apenas algumas das razões pelas quais você deve comer tâmaras regularmente:

1 – Favorecem a saúde digestiva


Três tâmaras fornecem cerca de 18% da meta diária de fibras, o que apoia uma boa função digestiva. Um estudo, publicado no British Journal of Nutrition, analisou especificamente o impacto do consumo de tâmaras no intestino (2). Homens saudáveis ​​foram designados aleatoriamente para comer sete tâmaras por dia ou uma adição de controle de uma mistura de carboidratos e açúcar por 21 dias. Após um período de eliminação de 14 dias, os grupos trocaram. Os pesquisadores descobriram que, ao comer tâmaras, os participantes do estudo experimentaram melhorias na frequência de evacuação e um nível reduzido de substâncias químicas nas fezes conhecidas por danificar as células e desencadear mutações que podem levar ao câncer.

Se você já teve prisão de ventre, sabe como isso pode causar estragos em seu nível de energia e conforto geral. As tâmaras podem ser uma forma simples de colocar as coisas em movimento.

2 – Fortalece a saúde do cérebro e do sistema nervoso


As tâmaras são carregadas de potássio, mas contêm pouco sódio, o que ajuda muito a manter o sistema nervoso em ordem. O potássio ajuda a reduzir o colesterol e mantém o risco de acidente vascular cerebral sob controle.

Acredita-se que os compostos protetores das tâmaras também ajudem a proteger o cérebro. Comer tâmaras pode SIM ajudar a melhorar a função cerebral.

Estudos laboratoriais descobriram que as datas são úteis para reduzir os marcadores inflamatórios, como a interleucina 6 (IL-6), no cérebro. Altos níveis de IL-6 estão associados a um maior risco de doenças neurodegenerativas como Alzheimer (3, 4).

As propriedades potenciais das tâmaras para estimular o cérebro foram atribuídas ao seu conteúdo de antioxidantes conhecidos por reduzir a inflamação, incluindo os flavonóides (3).

RESUMO: As tâmaras podem ser úteis para reduzir a inflamação e prevenir a formação de placas no cérebro, o que é importante para prevenir a doença de Alzheimer.

3 – Melhora a aparência e saúde da pele

Quer uma pele jovem? A ingestão regular de tâmaras pode eliminar essas rugas e linhas finas, graças ao ácido pantotênico presente em sua composição, que ajudará a evitar os danos causados ​​pelos radicais livres, melhorando a sua pele por dentro, deixando-a mais flexível e brilhante.

As tâmaras são uma excelente fonte de vitamina C e D, que aumentam a produção de colágeno, levando a um aumento da elasticidade da pele mantendo-a macia. Além disso, se você sofre de problemas de pele, incorporar tâmaras em sua dieta te ajudará a longo prazo.

As tâmaras também trazem benefícios anti-envelhecimento e previnem o acúmulo de melanina no corpo.

As tâmaras também são extremamente ricas em antioxidantes, especialmente taninos, que previnem o dano e a oxidação das células e ajudam a reduzir a inflamação. Eles contêm nutrientes que aumentam a resistência dos tecidos subcutâneos, o que resulta em uma pele mais macia e lisa.

RESUMO: O consumo regular da tâmara fortalece a pele e a mantém flexível e brilhante.

4 – Cabelo mais forte e saudável


As tâmaras contêm vitamina B necessária para um cabelo saudável. A deficiência desta vitamina resultará em cabelos quebradiços e secos. Se você está passando por queda de cabelo, as tâmaras podem nutrir os folículos e raízes do cabelo, tornando-os mais fortes evitando também a quebra e queda do cabelo.

Por serem ricas em ferro, as tâmaras melhoram a circulação sanguínea no couro cabeludo, o que ajuda no crescimento mais rápido do cabelo. Isso acontece quando o oxigênio é adequadamente disperso por todo o corpo, evitando a queda de cabelo e estimulando o crescimento de cabelo novo.

5 – Melhora a saúde óssea


As tâmaras também podem fazer maravilhas pela saúde dos seus ossos. A maioria das pessoas sabe que obter luz solar suficiente e alimentos com vitamina D é vital para a saúde óssea, mas a combinação de minerais como magnésio e cobre podem servir para fortalecer os ossos também. Tâmaras são ricas em vários minerais, incluindo fósforo, potássio, cálcio, selênio, manganês, cobre e magnésio. Todos eles foram estudados por seu potencial de prevenir doenças relacionadas aos ossos, como a osteoporose (5).

6 – Reduz o colesterol


Você sabia que as tâmaras não têm colesterol e contêm muito pouca gordura? Incluí-los em quantidades menores na dieta diária pode ajudar a controlar o nível de colesterol e até mesmo auxiliar na perda de peso. Tâmaras são uma boa fonte de antioxidantes e fibra solúvel, que pode ajudar a proteger o seu coração e a reduzir o colesterol como parte de uma dieta saudável. As fibras podem ajudar a reduzir o colesterol LDL (mau) e a manter as artérias limpas, reduzindo o risco de doenças cardíacas. Apenas 2 tâmaras (48 gramas) contém mais de 3 gramas de fibra.

Então comece a carregar em datas hoje.

7 – Pode ajudar a facilitar o trabalho de parto natural


As tâmaras foram estudadas quanto ao seu potencial para promover e facilitar o trabalho de parto tardio em mulheres grávidas.

Comer essas frutas nas últimas semanas de gravidez pode promover dilatação cervical e diminuir a necessidade de parto induzido. Eles também podem ser úteis para reduzir o tempo de trabalho (6).

Embora comer tâmaras pareça ajudar a promover o trabalho de parto e reduzir a duração do trabalho de parto, mais pesquisas são necessárias para confirmar esses efeitos.

O papel que as datas podem ter na gravidez é provavelmente devido a compostos que se ligam aos receptores de oxitocina e parecem imitar os efeitos da oxitocina no corpo. A oxitocina é um hormônio que causa contrações do parto durante o parto (7 8).

Além disso, as tâmaras contêm taninos, compostos que comprovadamente ajudam a facilitar as contrações. Eles também são uma boa fonte de açúcar natural e calorias, que são necessários para manter os níveis de energia durante o trabalho de parto (8).

RESUMO As datas podem promover e facilitar o parto natural para mulheres grávidas quando consumido durante as últimas semanas de gravidez.

8 – Pode ajudar a tratar a constipação


O extrato de polpa de tâmaras estimula a atividade do trânsito gastrointestinal e pode auxiliar no tratamento da constipação. A polpa da fruta consegue isso corrigindo a desregulação do conteúdo mineral que ocorre durante a constipação. As fibras em tâmaras também foram encontradas para prevenir o câncer do sistema digestivo (9).

Comer um mínimo de 20 a 35 gramas de fibra todos os dias pode ajudar a promover a saúde digestiva. Também torna as fezes moles e previne a constipação. Além de ter fibras, lembre-se de limitar o consumo de alimentos que não contenham nenhuma fibra. Contudo em alguns poucos casos, reduzir a ingestão de fibras pode ajudar a tratar a constipação (10). Portanto, se você tiver problemas digestivos, consulte seu médico antes de consumir tâmaras.

9 – Combate a Anemia


Se você tem deficiência de ferro, as datas são uma ótima maneira de ajudá-lo a voltar aos trilhos. Uma única porção contém cerca de 1 mg do mineral necessário. Também são uma fonte rica de vitamina C, que ajudam o corpo a absorver o ferro. Verificou-se que comer tâmaras pela manhã e à noite auxilia na cura da falta de ferro no corpo e da anemia, podendo também ser por meio de sucos ou smoothies de tâmaras, isso pode ser uma cura para quem sofre de anemia.

10 – Aumente a energia


As tâmaras também contêm açúcares naturais como sacarose, frutose e glicose. Isso também pode oferecer um aumento de energia, então se você precisa de uma rápida explosão de energia ao meio-dia, em vez de tomar uma segunda xícara de café, opte por um punhado de tâmaras. Ou, se você não gosta deles simples, prepare algumas bolas de energia ou barras de aveia cheias de tâmaras para combater a queda do meio-dia.


As melhores maneiras de adicionar tâmaras à sua dieta


Use tâmaras picadas para adoçar suas saladas ou cereais, smoothies, sucos ou mesmo em barras. Comer a quantidade certa de tâmaras junto com alguns outros alimentos como passas ou algumas nozes como pistache e amêndoas protegerá o corpo e proporcionará os benefícios citados. Recomenda-se a ingestão diária de 3 a 5 tâmeras in natura ou misturada e batida em sucos e smoothies.

Experimente nossos SMOOTHIES COM TÂMARAS.

Previous Post Next Post

You Might Also Like