Detox, Saúde

8 benefícios do Matchá para a saúde e a beleza

O matcha é o broto do chá verde em pó. Os agricultores cultivam matcha cobrindo suas plantas de chá 20 a 30 dias antes da colheita para evitar a luz solar direta. Isso aumenta a produção de clorofila, aumenta o teor de aminoácidos e dá à planta uma tonalidade verde mais escura. Depois que as folhas de chá são colhidas, as hastes e veias são removidas e as folhas são moídas em um pó fino conhecido como matcha.

Consumido até pelos monges budistas devido ao seu poder de acalmar a mente, o Matchá entrou de vez na dieta dos ocidentais.

O Matcha contém os nutrientes de toda a folha do chá, o que resulta em uma quantidade maior de cafeína e antioxidantes do que os encontrados no chá verde.

Estudos sobre o matcha e seus componentes revelaram uma variedade de benefícios, mostrando que ele pode ajudar a proteger o fígado, promover a saúde do coração e até auxiliar na perda de peso.

Precisa de um bom motivo para experimentar o matchá? Que tal 8? Confira a lista de benefícios do matcha que preparamos para você. Encha sua xícara com este chá verde, ou misture-o em um suco detox, para começar a experimentar todos esses benefícios…

1 – É RICO EM ANTIOXIDANTES

As coisas boas vêm em pequenos pacotes – e as folhas de chá não são exceção!

O chá verde Matcha tem uma das mais altas classificações antioxidantes. O valor da capacidade de absorção radical do oxigênio (ORAC) é 1348 unidades por grama. São 13x os antioxidantes em romãs e 15x os antioxidantes em mirtilos.

Estudos têm demonstrado que o alto conteúdo antioxidante do chá matcha pode prevenir danos às células causados ​​pelos radicais livres.

A Matcha é rica em catequinas, uma classe de compostos vegetais no chá que atuam como antioxidantes naturais. E é particularmente rico em galato de epigalocatequina ou EGCG – três vezes mais que outros chás verdes.

2 – PROTEGE CONTRA DETERMINADOS CÂNCERES

Por falar em EGCG, vários estudos mostraram que essa catequina é protetora contra muitos tipos de câncer.

Câncer de próstata: um estudo de 2008 publicado no “Oncogene” descobriu que o EGCG no chá verde ajudou a matar as células do câncer de próstata.
Câncer de mama: uma meta-análise de 2006 descobriu que as mulheres que bebiam mais chá verde diminuíam o risco de câncer de mama em 22%.
Câncer de cólon e reto: um estudo de 2008 com 69.710 mulheres chinesas descobriu que os bebedores regulares de chá verde reduziram pela metade o risco de câncer colorretal.
Câncer de pele: estudos de laboratório mostram que beber chá verde ou aplicar chá verde diretamente sobre a pele pode ajudar a prevenir o câncer de pele desencadeado por UV, absorvendo os danos causados ​​pela radiação UV e eliminando os radicais livres.
Câncer de pulmão: em 2008, os pesquisadores descobriram que o EGCG no chá verde pode inibir a migração de células tumorais brônquicas nos pulmões. E não é apenas o EGCG que desempenha um papel nas habilidades de combate ao câncer do matcha.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (NCI), EGC, ECG e EC também são poderosos combatentes do câncer.

3 – É CALMANTE

Quer se sentir mais zen? Beba matcha!

O chá verde Matcha contém L-theanina, um aminoácido que coloca você em um estado calmo e meditativo. Não é de admirar que monges budistas bebam matcha há séculos!

Como o matcha é cultivado à sombra, o teor de L-teanina no chá verde matcha é 5 vezes a quantidade que outros chás verdes (20 mg vs 4 mg).

Ao contrário da cafeína no café, quando a cafeína no chá verde matcha é combinada com L-theanina, você não acaba com o nervosismo. Em vez disso, você se sentirá mais calmo e alerta.

4 – PODE MELHORAR SEU FOCO E CONCENTRAÇÃO

A combinação de L-theanine e cafeína também pode aumentar seu foco.

Em 2008, os pesquisadores testaram os efeitos da cognição com e sem cafeína. Os participantes foram testados no reconhecimento de palavras, processamento rápido de informações visuais, limiar crítico de fusão de cintilação e troca de atenção.

Os resultados, publicados em “Neurociência Nutricional”, descobriram que a L-teanina e a cafeína melhoraram a velocidade e a precisão do desempenho e reduziram a distração.

Outros estudos demonstraram que o matcha é benéfico na atenção sustentada e na memória.

5 – É BOM PARA O SEU CORAÇÃO

O chá verde é uma das melhores bebidas para a saúde do coração – e o matcha, que é um tipo de chá verde, não é exceção!

Veja como o chá verde (e o matcha) podem beneficiar seu coração:

De acordo com um estudo de 2009 publicado no “Stroke”, beber 3 xícaras de chá verde por dia reduziu em 21% a chance de sofrer um derrame.
Uma meta-análise de 2011 descobriu que as pessoas que bebiam mais chá verde tinham um risco 28% menor de doença arterial coronariana do que aquelas que bebiam menos chá verde.
Outra meta-análise de 2011 de 14 ensaios controlados descobriu que o chá verde reduziu significativamente o colesterol LDL (ruim), bem como reduziu significativamente os níveis de triglicerídeos.

6 – PODE AJUDAR A PERDER PESO

Você está procurando perder peso? Matcha pode ajudar. Ele tem propriedades termogênicas, portanto o consumo de energia aumenta e causa calor corporal.

De acordo com uma meta-análise de 2009 de 11 estudos diferentes, os pesquisadores concluíram que há uma ligação entre o chá verde (especificamente, o antioxidante EGCG) e a perda de peso e o gerenciamento de peso.

Um estudo de 2005 publicado no “American Journal of Clinical Nutrition” também suporta as propriedades de perda de peso do chá verde. Ao longo de 12 semanas, os participantes que consumiram extrato de chá verde rico em catequina apresentaram massa de gordura corporal, IMC e peso corporal significativamente menores do que aqueles que consumiram menos.

7 – PODE MELHORAR SEU DESEMPENHO FÍSICO

Esqueça Gatorade! Se você é um atleta, o matcha é o que há!

A cafeína é comumente usada como estimulante nos esportes. E estudos mostraram, em média, que a cafeína pode aumentar o desempenho físico em 11 a 12%. O matchá pode conter até três vezes mais cafeína do que uma xícara de chá, mais ou menos a quantidade de uma xícara de café moído.

A cafeína também pode melhorar o desempenho físico, disponibilizando os ácidos graxos no tecido adiposo para uso como energia.

8 – Funciona como desintoxicante

Verde é verdadeiramente a cor da saúde. O Matcha ajuda a limpar e limpar com segurança o corpo de elementos nocivos. A clorofila, o elemento que confere ao chá verde e outras plantas a sua cor verdejante, também é um poderoso desintoxicante, ajudando a eliminar produtos químicos e metais pesados ​​do corpo. E como o matcha é cuidadosamente cultivado à sombra, é substancialmente mais rico em clorofila do que em outros chás verdes, tornando-o um detox bem mais poderoso para seu dia-a-dia.

CONCLUSÃO

Se você está procurando uma alternativa mais saudável ao café, o matcha pode ser exatamente o que você precisa! Além de consumir cafeína natural, o matcha também oferece alguns benefícios surpreendentes à saúde que você não encontrará na sua xícara de café da manhã.

Matcha é a bebida perfeita para reiniciar o seu sistema! Abaixo listamos alguns dos nossos poderosos detox à base de MATCHÁ.

SUCOS DETOX DE MATCHÁ

Previous Post Next Post

You Might Also Like