Saúde

O Poder do Grão-de-Bico

Grão de bico é um dos principais ingredientes da gastronomia Oriental e do Oriente Médio e contém muitos nutrientes, dentre eles fibras, proteínas e vitaminas. Pode ser facilmente encontrado em supermercados em forma de grãos integrais (crus ou cozidos) ou como farinha, já processada. Está entre o grupo de alimentos mais saudáveis à saúde, o das leguminosas. Pertencem a ele o feijão, a lentilha, a ervilha, a soja e também o grão-de-bico.

A leguminosa também atua na sensação de bem-estar já que possui triptofano, ideal para aqueles dias que estamos meio “pra baixo”. E os benefícios continuam: pela quantidade de fibra que possui quem come o grão acaba ficando saciado por um bom tempo, sendo ótimo para quem busca o emagrecimento.

Vários estudos apontam a relevância dessa leguminosa na prevenção de doenças cardiovasculares, assim como no tratamento de vários tipos de anemia.

Informação nutricional

Uma porção de 100 gramas de grão de bico cozido sem sal nos oferece hidratos de carbono (criadores de energia), fibra dietética (boa para a saúde cardíaca e digestiva), proteínas e gorduras, mas, além disso, este grão oferece em sua composição vitaminas A, B6, C, E e K. Com relação aos minerais, em ordem decrescente de quantidade, ela é fonte de fósforo, ferro, zinco, magnésio, potássio e cálcio.

Quando combinado com cereais integrais, como o arroz, o grão-de-bico fornece proteínas de extraordinária qualidade, praticamente livres de água e gorduras elevadas.

 

Principais benefícios do grão de bico

 

1 – Ajuda a Emagrecer

E para quem quer emagrecer, a boa notícia! O grão de bico também interfere na perda de peso, já que o alto teor de fibras implica o funcionamento regular do intestino e na sensação de saciedade.

2 – Melhora o Humor

O grão-de-bico possui ainda uma grande quantidade de triptofano, utilizado para produzir serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão sensação de bem-estar, satisfação e confiança.

3 – Ajuda no controle da Diabetes

O grão de bico é rico em vitaminas do complexo B e sua composição rica em fibras diminui a absorção de glicemia e colesterol, contribuindo consideravelmente no tratamento da diabete e das hipercolesterolemias (colesterol ou LDL alto). Seu teor de zinco permite ao corpo assimilar e armazenar insulina. Além disso, o zinco é bom pra o crescimento geral do organismo, pra subir o sistema imunológico, cicatrizar feridas e metabolizar proteínas.

Um estudo mostrou que o consumo diário de meia xícara de Grão de Bico, em menos de uma semana, já ajuda no controle de glicemia.

4. O Grão de Bico é bom para as mulheres

Para as grávidas, ele ajuda a evitar a má formação do tubo neural nos fetos (graças ao seu conteúdo de ácido fólico). Outras pesquisas apontaram o grão de bico como um alimento bastante importante para a saúde da mulher na menopausa, já que ele acumula fitoestrógenos e por isso já começa a ser usado em terapias de reposição hormonal na menopausa. Graças ao ácido fólico que o legume contém, é muito bom para mulheres grávidas ou que estão amamentando. Além disso, o grão de bico contém saponinas, compostos que reduzem os riscos de câncer de mama.

5. É bom para a saúde dos ossos

Ficou comprovado que a vitamina K do grão de bico serve para uma melhor coagulação do sangue e para o metabolismo dos ossos. Esses benefícios são intensificados presença da vitamina K, cuja ingestão insuficiente está associada a uma maior chance de fraturas.

6. O Grão de Bico ajuda a ganhar massa muscular

É uma magnífica fonte de proteínas que, quando combinadas com cereais integrais, como o macarrão de trigo integral ou o arroz integral, fornece compostos orgânicos elevadíssimos, comparáveis aos dos alimentos à base de carne ou de leite, contudo sem calorias elevadas ou com gorduras saturadas nesses alimentos. Outro conteúdo da sua composição de nutrientes é o amido, um carboidrato complexo, isto é, também é digerido lentamente, o que promove um constante fornecimento de combustível (glicose) para a geração de energia (garantindo ânimo e disposição para a pratica de atividades físicas).

Para aqueles que praticam esportes com frequência e tem um grande desgaste de ferro devido a atividade física o grão de bico também é recomendado. Constituinte da hemoglobina, o mineral participa do fornecimento de oxigênio às células, gás utilizado durante a síntese de energia via respiração aeróbica.

Sim! Temos uma deliciosa salada em nosso cardápio a base dessa poderosa leguminosa

Veja aqui nossa salada com GRÃO DE BICO

Fonte: extraído

Previous Post Next Post

You Might Also Like