Curiosidades

FOPO – Transformando o desperdício em alimentos em pó

Quando se trata de alimentos, o mundo tem dois grandes, problemas conflitantes: Fome e resíduos. Mas um novo pó poderia ajudar a resolver essas duas questões, simultaneamente.

No início deste mês, um grupo de estudantes da Universidade de Lund, na Suécia completou uma campanha no Kickstarter para apoiar a intensificação de seu modelo de negócio, que consiste em receber frutas e legumes quase expirados e bem baratos de mercearias, transformá-los em alimentos em pó, chamado FoPo, e vender esse pó de volta para os mercados.

O pó é inovador na medida em que aumenta a vida útil dos produtos produtos perecíveis das prateleiras de duas semanas para dois anos, enquanto ainda mantém muito de seu sabor e qualidade nutricional. O pó está atualmente disponível em três sabores – banana, framboesa e manga – com um quarto, abacaxi, em breve. FoPo seria o primeiro produto de fruta seca por congelação para ser inteiramente originados por produtos que de outro modo seriam descartados.

fopo-food-powder2

“[Estamos] não em usar um novo produto ou uma nova tecnologia, [mas] a criação de valor para fora da ineficiência do sistema alimentar,” Gerald Marin, um dos estudantes por trás do produto, disse Mashable. “A inovação do nosso negócio é que estamos recebendo as frutas e legumes expirados.”

Os estudantes idealizadores desse projeto estão confiantes de que eles estão trabalhando em algo significativamente bom. Nos próximos meses eles planejam vender o pó diretamente para os fabricantes de alimentos e restaurantes, bem como on-line, depois de realizar mais testes e escolher um fabricante. Eles também planejam explorar possíveis parcerias com organizações não-governamentais que realizam missões de ajuda humanitária.

“Torna-se um produto ideal para fins de ajuda humanitária, uma vez que pode ser produzida por um preço menor, preservando os conteúdos nutricionais”, disse Marin Rappler, um site de notícias Philippine, no início deste ano.

Eles já viram um interesse considerável no pó também. Graças em parte a uma parceria com o governo filipino, que viu o pó como uma forma promissora para alimentar as pessoas em caso de um desastre como o Typhoon Haiyan em 2013, 26 lojas de supermercado Filipinas assinaram cartas de intenção que eles planejam trabalhar com o empresa.

Além disso, 10 supermercados e duas fazendas na Polônia também estão interessados, de acordo com a campanha Kickstarter da empresa.

fopo-

Em um relatório divulgado no início deste ano, a Comissão Mundial sobre o Clima Economia e relatou que um terço de todos os alimentos produzidos no mundo todo acaba sendo descartado, em vez de comer. Esse alimento é declaradamente no valor de 400,000 milhões dólar anualmente e os níveis de resíduos de alimentos estão previstos para crescer para US $ 600 bilhões em na próxima década.

De acordo com um relatório separado emitido no ano passado pelo Programa Alimentar Mundial, se nem a metade dos 1,3 bilhões de toneladas de alimentos desperdiçados a cada ano chegaram a pessoas com fome, a fome seria erradicada.

fopo

Previous Post Next Post

You Might Also Like