Saúde

10 Benefícios do Mirtilo para a Pele, Cabelo e Saúde

O mirtilo apresenta muitos benefícios para pele, cabelo e saúde e geralmente não causa quaisquer efeitos colaterais. No entanto, aqueles com condições de saúde subjacentes devem verificar com o profissional de saúde antes de adicionar mirtilos à dieta.

Benefícios do Mirtilo para Pele

A chave para pele mais saudável reside na boa saúde geral. E foi provado que o consumo de mirtilos ajuda com várias condições de saúde e sua aplicação tópica foi promovida como cura para pele danificada ou propensa à acne.

1 – Ajuda a Combater Sinais do Envelhecimento

Os radicais livres presentes na pele podem causar dano grave à mesma. E pode causar sinais precoces de envelhecimento, sendo exemplo a ruga, pele seca, e pontos de envelhecimento. O surgimento de varizes e veias inchadas e muitas vezes doloridas são mais sinais com associação ao envelhecimento.
As varizes e veias inchadas e doloridas são vasos de sangue dilatados que são próximos o suficiente da pele para ser visível. A pele pode parecer manchada por causa das paredes do vaso enfraquecidas. Consumir mirtilos ajuda em reverter os sinais do envelhecimento. Um super alimento que é rico em antioxidantes.
Uma xícara de mirtilo silvestre possui quantidade de até 13.427 antioxidantes, a incluir a vitamina C e A, assim como flavonóides. Os fitoquímicos, e antioxidantes com presença na fruta ajudam a neutralizar os radicais livres, que evita dano adicional. E são também úteis em fortalecer vasos sanguíneos e curar tubos capilares quebrados.

2 – Previne e Cura Acne

Para pessoas com pele que é propensa à acne, o mirtilo pode auxiliar a conquistar a pele sem mancha. Os mirtilos possuem uma concentração alta de salicilatos, este se caracteriza o sal do ácido salicílico. O ácido salicílico é de modo amplo usado nos produtos de tratamento da acne tópicos. A capacidade de remoção da pele morta, abrir poros entupidos, e atuar contra bactérias, faz dele tratamento bastante eficiente para acne.

3 – Oferece Fibra

O mirtilo, rico em fibra, não apenas mantém o sistema digestivo saudável, porém ainda ajuda para ter uma pele com mais saúde. A fibra auxilia a expulsar leveduras e fungo do corpo na forma de excreções. Isso previne de ser excretado através da pele, que pode resultar em erupção cutânea e acne.

Benefícios do Mirtilo para o Cabelo

Se caracterizando fonte abundante de proantocianidinas e vitamina B, os mirtilos são bastante benéficos aos fios.

4 – Facilita o Crescimento dos Fios

O mirtilo ajuda a estimular o desenvolvimento do cabelo por causa das substâncias químicas proantocianidinas presentes.

5 – Previne Grisalho Precoce

O cabelo grisalho é associado com envelhecimento, onde o fio perde o próprio pigmento. Embora não existam quaisquer dados conclusivos para como o grisalho prematuro acontece em determinadas pessoas, os genes e ainda a deficiência de vitamina B12 são apontados como fatores principais.
A deficiência de vitamina B12 causa uma condição conhecida como anemia perniciosa, do qual o cabelo grisalho é um sintoma. Esta condição pode ter reversão através da participação de quantidades de suficiência de vitamina, das quais os mirtilos são fonte boa.

Benefícios do Mirtilo para Saúde

Os mirtilos foram categorizados como super alimento devido a todos os benefícios para saúde que dispõem. Vários pesquisadores fazem recomendação que os mirtilos devam ser incluídos como parte da dieta balanceada. E são fonte boa da vitamina C, uma xícara de mirtilo oferecendo em torno de 25% da exigência diária.
E têm poucas calorias, sendo que uma porção ou quantidade de 148 gramas de mirtilo contêm 84.4 calorias. A quantidade total em relação à gordura em uma porção se caracteriza de 0.5 grama, com absolutamente nenhuma gordura saturada presente. E são também ricos na fibra dietética, aproximadamente 3.6 gramas para porção.

6 – Ajuda no Emagrecimento

O mirtilo é rico em fibra e com poucas calorias, o que o torna lanche perfeito para consumir em refeições intermediárias para as pessoas que estão desejando emagrecer. O corpo não pode digerir fibra, que é o motivo de ser um crucial elemento na dieta.
Os mirtilos se mostram ricos na fibra solúvel, sendo o tipo de fibra que dissolve na água. As fibras solúveis retardam o processo da digestão, que por sua vez, é capaz de manter a pessoa sentindo-se cheia por um período maior.

7 – Combate o Colesterol

A pesquisa recente apontou que os mirtilos auxiliam a reduzir os níveis de colesterol. O mirtilo contém um composto denominado de pterostilbeno, que ajuda as células a quebrar o colesterol.

8 – Melhora da Visão Binocular

Houve muitos estudos que foram realizados para determinar uma relação entre o mirtilo e a visão. Os pesquisadores chegaram então à conclusão que os mirtilos possuem impacto insignificante na visão noturna, porém melhoram a visão binocular de forma significativa. A razão de os mirtilos melhorarem a visão binocular é por causa da presença das antocianinas, flavonóides que são encontrados neles.

9 – Diminui o Risco de Enfermidades Cardiovasculares

Um consumo maior de mirtilos foi associado à melhor saúde cardiovascular. Isso é, novamente, atribuído às antocianinas que são presentes nos mirtilos.

10 – Diminui o Risco de Câncer

O câncer foi associado ao dano causado pela oxidação. Os radicais livres que se mostram um resultado de oxidação podem causar dano ao DNA e produzir as células malignas. Uma rica fonte de antioxidantes, o mirtilo inibe o dano gerado pela oxidação.

SUCOS E SMOOTHIES DE MIRTILO

smoothie de mirtilo

A boa notícia? Nós temos diversas opções de sucos e smoothies com essa poderosa frutinha antioxidante

Previous Post Next Post

You Might Also Like