Veganismo

13 Benefícios Surpreendentes de Ser Vegano

As dietas veganas são muito conhecidas e procuradas por ajudar as pessoas a perder peso. No entanto, elas também oferecem uma série de benefícios adicionais para a saúde. Manter uma dieta vegana pode não só ajudá-lo a manter um coração saudável como pode oferecer alguma proteção contra diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer.

Mas o que é veganismo?

O veganismo se refere a abster-se do uso de produtos derivados de animais ou testado em animais. No entanto, ser vegano engloba muito mais do que as escolhas alimentares. Na seqüência listamos 13 benefícios cientificamente constatados de se manter uma dieta vegana.

1. É mais rica em diversos nutrientes

Se você mudar para uma dieta vegana ou vegetariana restrita, você então eliminará a carne e os produtos de origem animal como leite, ovos, mel e derivados. Isso inevitavelmente o levará a confiar mais em outros alimentos. No caso de uma dieta vegana completa, as substituições tomam a forma de grãos integrais, frutas, vegetais, feijões, ervilhas, nozes e sementes.

Uma vez que esses alimentos são em uma proporção maior nas refeições veganas do que nas de pessoas não veganas, eles podem contribuir para uma maior ingestão diária de vários nutrientes benéficos.

Por exemplo, vários estudos relataram que as dietas veganas tendem a fornecer mais fibra, antioxidantes e compostos vegetais benéficos. Eles também parecem ser mais ricos em potássio, magnésio, folato e vitaminas A, C e E (1, 2, 3, 4).

No entanto, nem todas as dietas veganas são criadas de forma igual.

Por exemplo, dietas veganas mal planejadas podem fornecer quantidades insuficientes de ácidos graxos essenciais, vitamina B12, ferro, cálcio, iodo ou zinco (5).

É por isso que é importante ficar longe de opções nutritivas de pobres, fast-food e junk food vegans. Em vez disso, baseie sua dieta em torno de plantas inteiras ricas em nutrientes e alimentos fortificados.

==>> Considere também suplementos como a vitamina B12.

2 – Controla a Obesidade

Uma dieta vegana ajuda a combater obesidade em todos os grupos de idade. Um estudo comparativo feito em vários grupos de dieta provou que os veganos têm o índice de massa corporal mais baixo e são menos propensos à obesidade quando comparados com os consumidores de carne, peixe, e vegetarianos. A razão por trás deste ganho de peso significativamente reduzido em veganos pode ser atribuída à ingestão mais alta de fibra e menor de proteína animal.

 

3 – Trata Bronquite e Asma

Os estudos conduzidos para investigar a eficácia de uma dieta vegana no tratamento de bronquite asmática mostraram resultados promissores. Segundo a pesquisa, os sujeitos dos estudos confirmaram uma redução nos sintomas de asma e foram até capazes de erradicar ou reduzir a necessidade por medicamentos de asma.

 

4 – Previne o Câncer

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de um terço de todos os cânceres podem ser prevenidos por fatores que estão sob nosso controle, incluindo dieta. Os estudos de pesquisa mostraram que uma dieta vegana auxilia na prevenção de vários tipos de câncer, como de cólon, pulmão, esôfago, mama, colorretal, e câncer de próstata. Segundo a pesquisa, as proteínas veganas têm uma concentração alta de aminoácidos não essenciais. A pesquisa também sugere que comer pelo menos sete porções de frutas e vegetais frescos por dia pode reduzir seu risco de morrer de câncer em até 15%.

Estas proteínas dietéticas, junto com uma ingestão maior de fitoquímicos, favorecem a atividade da insulina e glucagon, assim ajudando em reduzir os níveis elevados de lipídeos e inibindo o desenvolvimento de câncer.

Os veganos geralmente comem consideravelmente mais legumes, frutas e vegetais do que os não-veganos. Isso pode explicar por que os veganos podem se beneficiar de um risco 15% menor de desenvolver ou morrer de câncer.

 

5 – Melhora a Saúde Cardiovascular

Os veganos têm razoavelmente níveis menores de pressão arterial e colesterol LDL, junto com níveis saudáveis de lipídios no sangue e um bom índice de massa corporal. Todos estes fatores levam à saúde cardiovascular significativamente melhor.

A riqueza dos fitoquímicos, antioxidantes, e fibra presentes nas frutas e vegetais, que cobrem a parte significativa de uma dieta vegana, auxiliam em incidências reduzidas de acidente vascular encefálico e distúrbio cardíaco isquêmico.

 

6 – Propriedades Antiidade

Uma dieta vegana com baixo teor de gordura pode ajudar a retardar o processo de envelhecimento humano. A atividade de IGF-1, também conhecido como fator de crescimento como de insulina, desempenha um papel importante na regulação do processo de envelhecimento.

Uma dieta vegana junto com outras medidas de saúde, como exercício, ingestão alta de fibra, e uma ingestão baixa de gordura, podem ajudar a desregular a atividade de IGF-1, e reduzir o risco de doenças relacionadas à idade.

 

7 – Reduz Hipertensão

Os estudos mostraram que adotar uma dieta vegana tem mostrado efeitos benéficos sobre os níveis de colesterol e pressão arterial, como comparado com não veganos. As pessoas que mudam para uma dieta vegana são até capazes de reduzir ou eliminar a necessidade por medicamento regular para tais doenças.

8 – Controla Diabetes e diminui o nível de açúcar no sangue

Uma dieta vegana consiste de alimentos derivados de plantas que são naturalmente ricos em carboidratos complexos e com baixo teor de gordura. Estes dois fatores razoavelmente contribuem para controlar a diabetes, diabetes tipo 2 e diminuição da função renal. De fato, os veganos tendem a ter níveis mais baixos de açúcar no sangue, maior sensibilidade à insulina e até um risco de 50 a 78% menor de desenvolver diabetes tipo 2 – pode até ajudar em reduzir a necessidade pela insulina, que é exigida por aqueles pacientes que são dependentes de insulina.

Estudos até relatam que as dietas veganas reduzem os níveis de açúcar no sangue em diabéticos mais do que as dietas sugeridas pela American Diabetes Association (ADA), American Heart Association (AHA) e National Cholesterol Education Program (NCEP)

Em um estudo, 43% dos participantes que seguiram uma dieta vegana conseguiram reduzir sua dosagem de medicação para baixar o açúcar no sangue, em comparação com apenas 26% no grupo que seguiu uma dieta recomendada por ADA

 

9 – Mantém Ossos Saudáveis

Os nutrientes essenciais como potássio, magnésio, e vitamina K contribuem de forma significativa para saúde óssea. Todos estes nutrientes, junto com benefícios da soja, podem ser encontrados em uma dieta vegana. Uma dieta vegana ajuda em manter a relação base ácida, que é também um fator significativo para saúde óssea. Uma dieta ácida encoraja a perda de cálcio durante a micção.

 

10 – Trata a Doença de Parkinson

Os estudos de pesquisa avaliando a eficácia de uma dieta vegana em doenças neuro degenerativas como doença de Parkinson mostraram resultados promissores.

Segundo os estudos, as dietas com base em carne, recheadas de colesterol e gordura aumentam o risco de doença de Parkinson como comparadas com gorduras à base de plantas, que não emitem qualquer tal ameaça. Uma dieta vegana foi determinada a oferecer um efeito protetor contra a doença de Parkinson e é também útil em apoiar a saúde vascular.

 

11 – Trata Artrite Reumatóide

Uma dieta vegana foi provada a ser eficaz para pacientes sofrendo de artrite reumatóide, devido presença de uma boa quantidade de fibra, vitamina C, vitamina E, e carotenóides. A pesquisa conduziu a examinar os efeitos de uma dieta vegana mostrou a indução de anticorpos naturais, que têm efeitos antiinflamatórios e ateroprotetores.

Estes efeitos benéficos ajudam em reduzir a lipoproteína de baixa densidade, LDL, e níveis de LDL oxidados, que é favorável para pacientes sofrendo de artrite reumatóide, enquanto também ajudando a manter um exame na saúde cardíaca deles.

 

12 – Reduz Níveis de Homocisteína

A homocisteína é um aminoácido presente no plasma do sangue que está relacionado com o surgimento de doenças cardiovasculares como AVC, doença coronariana ou infarto cardíaco, por exemplo, já que seus níveis elevados podem causar alterações nos vasos sanguíneos. A pesquisa científica apoiou o fato que o consumo de uma dieta vegana, junto com outros parâmetros de saúde como exercício e a proibição do álcool, tabaco, e cafeína ajudam em reduzir os níveis de homocisteína no sangue.

 

13 – Melhora a Saúde Geral

O alimento vegano ajuda a manter um controle sobre as doenças do corpo comuns que geralmente não deixam a pessoa se sentir relaxada e saudável. A inclusão de alimentos veganos como tofu, realça a capacidade do corpo de lidar com o estresse.

Todos estes benefícios melhoram a saúde geral e reduzem a necessidade por medicamento para tais enfermidades. O veganismo também ajuda a reduzir a probabilidade de precisar de certas cirurgias como angioplastia, cirurgia de coração aberto e tratamento de câncer.

 

Referências:
11 Amazing Benefits Of Being Vegan
Science-Based Health Benefits of Eating Vegan

Previous Post Next Post

You Might Also Like