Saúde

Novembro azul – Alimentos que previnem o câncer de próstata

O câncer de próstata é o tipo de câncer mais frequente em homens no Brasil, depois do câncer de pele. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, este tipo de tumor faz cerca de 60 mil vítimas todos os anos.

Alguns estudos relatam que uma alimentação de origem animal – carne vermelha, carnes processadas, churrasco e frituras pode estar associada ao aumento do risco deste tipo de câncer.

A prevenção pode ser feita de forma muito simples, pelo exame de toque retal, indicado para homens com mais de 45 anos. Porém você pode começar a se prevenir bem antes disso por meio de uma alimentação saudável e equilibrada.

Fica a dica: uma dieta rica em vegetais, selênio e licopeno tem sido indicada como um fator de prevenção contra esta doença.

Separamos aqui 6 alimentos que ajudam na prevenção do câncer de próstata:

Chás – verde, branco, vermelho e mate: a ação anticancerígena vem dos polifenóis, substâncias antioxidantes . Entre os diversos benefícios dos chás está o de destruir algumas bactérias e vírus, fortalecer o sistema imunológico, inibir o crescimento de células cancerígenas, entre outros.

Vegetais escuros – brócolis, agrião, couve e espinafre: são ricos em antioxidantes e em ácido fólico., substâncias que neutralizam a ação dos radicais livres e protegem as células.

Licopeno – esse poderoso antioxidante é um grande aliado na prevenção do câncer de próstata. Fontes: tomate, melancia, acerola, goiaba.

Alho e Cebola – também cebolinha e alho poró: sua ação anticancerígena se deve a compostos sulfurosos. Para potencializar essa ação, use-os crus apra temperar saladas.

Frutas Vermelhas – framboesas, amoras, açaí, cereja e mirtilo: possuem biofalvonoides, que são compostos que protegem as células dos radicais livres. Outra vantagem é que tem pouquíssimas calorias

Frutas oleaginosas: Nozes, amêndoas, avelã, amendoim e castanhas contém selênio, um mineral rico em antioxidante, muito importante para a saúde da próstata.

É importante frisar que outros hábitos saudáveis devem ser analisados e levados em conta
– Evite alimentos de origem animal, principalmente arne vermelha, carnes processadas, churrasco e frituras.
– Evite o consumo excessivo de álcool.
– Evite fumar. O cigarro está relacionado com todos os tipos de câncer.
– Pratique atividade física. Escolha alguma que lhe dê prazer!
– O estresse também está relacionado à doença. Evite muito estresse, mágoa ou outros sentimentos ruins.
– Ainda, o intestino deve funcionar diariamente, pois ele exerce um papel importante no metabolismo dos hormônios masculinos, porém não convém sobrecarregá-lo. Recomendamos ao menos uma vez por semana realizar o DIA DETOX, substituindo os alimentos sólidos por sucos detox.


Deste modo, é importante que se tome consciência de que podemos melhorar a qualidade de vida através da prevenção e isso refletirá, desde já e em especial para as próximas gerações, pelas quais também somos responsáveis! =]

Previous Post Next Post

You Might Also Like