BELEZA, Detox, Saúde

6 RAZÕES PARA VOCÊ CONSUMIR MAIS ESPINAFRE

De todas as folhas verdes, o espinafre é um dos mais versáteis. Eu bato em smoothies, gosto de saladas de espinafre geladas, cozinho no vapor e refogue o espinafre fresco, adiciono para fritar e até mesmo misturo em produtos assados ​​como brownies. O espinafre é uma poderosa fonte nutricional, pois é rico em vitaminas, minerais e antioxidantes – considerada uma planta com notáveis ​​capacidades para restaurar as energias, aumentar a vitalidade e melhorar a qualidade do sangue. Existem boas razões para o espinafre produzir esses resultados, principalmente o fato de ser rico em ferro. O ferro desempenha um papel central na função dos glóbulos vermelhos que auxiliam no transporte de oxigênio pelo corpo, na produção de energia e na síntese de DNA. O espinafre também é uma excelente fonte de vitamina K, vitamina A, vitamina C e folato, além de ser uma boa fonte de manganês, magnésio, ferro e vitamina B2. A vitamina K é importante para manter a saúde óssea e é difícil encontrar vegetais mais ricos em vitamina K do que o espinafre. Outros incluem couve, brócolis e repolho verde.

Obviamente, você não está limitado a consumi-lo apenas em saladas e acompanhamentos. Fazer sucos ou smoothies de espinafre fresco tornou-se uma forma popular de saborear e aproveitar todos os benefícios desse “super verde”.

Na verdade, o suco de espinafre está relacionado a uma série de benefícios impressionantes para a saúde. Você pode não ser um fã de espinafre, mas depois de conferir essas 6 razões de comer espinafre regularmente, é bem provável que você o adicione à sua dieta diária.

O espinafre é rico em nutrientes

Três xícaras de espinafre cru fornecem apenas 20 calorias, sem gordura, 2 gramas de proteína e 3 gramas de carboidratos com 2 gramas de fibra (ou seja, 1 grama de carboidratos líquidos). Embora tenha tão poucas calorias, o espinafre é rico em nutrientes. Uma porção de três xícaras fornece mais de 300% da necessidade diária de vitamina K de suporte ósseo. O espinafre também fornece mais de 160% da meta diária de vitamina A e cerca de 40% de vitamina C, que auxiliam na função imunológica e promovem uma pele saudável .

O espinafre também contém 45% das necessidades diárias de folato, uma vitamina B que ajuda a formar os glóbulos vermelhos e o DNA. E o espinafre fornece 15% da meta diária para ferro e magnésio, 10% para potássio e 6% para cálcio, junto com quantidades menores de outras vitaminas B.

O espinafre é rico em antioxidantes

Além de suas muitas vitaminas e minerais, o espinafre fornece antioxidantes ligados à antiinflamação e proteção contra doenças. Isso inclui o caempferol, um flavonóide que reduz o risco de câncer, além de retardar seu crescimento e disseminação. Outra, chamada quercetina, foi associada a possíveis efeitos protetores sobre a memória, bem como doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

Fortalece seus ossos

O espinafre é uma fonte rica em vitamina K que ajuda a promover a produção de uma proteína chamada Osteocalc, que é responsável por estabilizar o cálcio nos ossos. Além de ser rico em vitamina K, o espinafre também é uma ótima fonte de cálcio e vitamina D, fibra alimentar, potássio, magnésio e vitamina C, todos nutrientes importantes que são bons para a saúde óssea.

O espinafre favorece a saúde do cérebro

Os efeitos antiinflamatórios do espinafre o tornam um candidato chave para a proteção do cérebro, especialmente com o envelhecimento. Em um estudo, os pesquisadores acompanharam os padrões alimentares e habilidades cognitivas de mais de 950 adultos mais velhos por cerca de cinco anos. Eles viram uma diminuição significativa na taxa de declínio cognitivo entre aqueles que consumiram grandes quantidades de vegetais de folhas verdes. Os dados indicaram que as pessoas que comiam de uma a duas porções de verduras por dia tinham as mesmas habilidades cognitivas de uma pessoa 11 anos mais jovem do que aquelas que não consumiam verduras.

O espinafre pode ajudar a controlar a pressão arterial

O espinafre é uma fonte de nitratos naturais, compostos que abrem os vasos sanguíneos para melhorar o fluxo sanguíneo e aliviar a carga de trabalho do coração. Em um pequeno estudo, publicado no The Journal of Nutrition, 11 homens e sete mulheres consumiram quatro diferentes bebidas ricas em nitrato, incluindo uma bebida de espinafre.

Os pesquisadores descobriram que os níveis de nitrato no sangue aumentaram depois de tomar todas as quatro bebidas. A bebida de espinafre, além das preparadas com suco de beterraba e salada de rúcula (outra folha verde), também baixou a pressão arterial. A pressão arterial diastólica permaneceu mais baixa cinco horas após a ingestão de espinafre e bebidas rúcula. (Diastólica é o número mais baixo na leitura da pressão arterial, que indica a quantidade de pressão nas artérias entre os batimentos.)

O espinafre fortalece sua visão e sistema imunológico

O espinafre contém beta-caroteno, zeaxantina, luteína e clorofila – todos responsáveis ​​por melhorar sua visão e estimular o sistema imunológico. A luteína e a zeaxantina são armazenadas na mácula, que é uma parte da retina que atua como um protetor solar natural, protegendo o olho da luz prejudicial. Isso também ajudará a diminuir o risco de degeneração macular; é por isso que a maioria das pessoas é aconselhada a comer mais e mais verduras.

Previous Post Next Post

You Might Also Like