BELEZA, Saúde

Benefícios da Baunilha para a Pele, Cabelo e Saúde

Você ama baunilha? Claro que você ama. Quem não ama baunilha? Mas o que a torna tão especial e por que é amada por todos? A simples menção de bolo, smoothie ou sorvete com esse ingrediente já é o suficiente para nos fazer babar de vontade! Não à toa é um dos sabores mais saboreado em todo o mundo. Porém a baunilha é muito mais do que um delicioso ingrediente de sabor em nossos pratos ou sobremesas como sorvetes e cremes; ela também tem uma série de benefícios importantes, incluindo a sua capacidade de tratar a acne, melhorar o crescimento do cabelo, acelerar a cicatrização, reduzir a inflamação, prevenir doenças crônicas, proteger o coração e muito mais.

Mas afinal de contas, o que é baunilha?

A baunilha é um ingrediente extremamente popular em muitas preparações culinárias diferentes em todo o mundo, e o cheiro de baunilha é inconfundível para a maioria das pessoas. Este aroma é derivado das orquídeas do gênero Vanilla, que contém frutos com formato de vagens. Essas vagens podem variar em tamanho de 5 a 22 cm de comprimento e são considerados de melhor qualidade quando são maiores. No entanto, devem ser escolhidas a dedo precisamente no momento certo para garantir que as vagens de sementes não estourem e que estejam adequadamente maduras. Colher as vagens é um processo demorado, mas há uma demanda global de baunilha em muitas formas diferentes, não só para seu uso na preparação de alimentos, mas também na cura natural.

Extrato, pó, vagens inteiras e açúcar de baunilha são as formas mais comuns que você encontrará baunilha, e estes podem ser adicionados a inúmeros remédios e partes do corpo diferentes. Seus benefícios para o corpo vão muito além do consumo na forma in natura, que devido à riqueza de nutrientes e compostos orgânicos únicos e antioxidantes que as vagens contêm, mas também pode ser feita em preparações tópicas. Este ingrediente tem sido e continuará a ser um dos remédios mais confiáveis ​​na cura natural, bem como um dos sabores mais populares para o nosso paladar. De qualquer forma, você deve olhar para os muitos benefícios da baunilha e adicioná-lo à sua ingestão semanal.

Benefícios da Baunilha para a Pele, Cabelo e Saúde

Você pode achar isso surpreendente. Os benefícios do extrato de baunilha ou essência estendem a sua pele também. É usado como ingrediente em vários produtos para a pele, como loções para o corpo, hidratantes labiais, manteigas do corpo e cremes para conferir fragrância.

A lista de benefícios da baunilha é incompleta se não falarmos sobre o seu papel no tratamento dos cabelos. É uma boa fonte de muitos nutrientes que ajudam na manutenção da saúde do cabelo.

1. Tratamento da acne

Para pessoas que lutam regularmente com acne, muitas vezes pode parecer uma batalha perdida. Felizmente, a natureza antibacteriana desta flor benéfica faz com que seja um poderoso aliado na batalha contra as espinhas, pois pode eliminar a infecção subjacente e acelerar o processo de cicatrização da pele. A vanilina, através de seus efeitos antibacterianos, ajuda a limpar a pele, reduzindo a ocorrência de espinhas e acne. Pode até reduzir o aparecimento de cicatrizes de um ataque particularmente ruim de acne.

2. Benefícios anti-envelhecimento

A baunilha é rica em antioxidantes que previnem e revertem os danos da pele causados ​​pelos radicais livres (3). Ela ajuda a retardar os sinais de envelhecimento, como linhas finas, rugas e manchas da idade. É amplamente utilizado na indústria cosmética por sua fragrância e benefícios anti-envelhecimento. A aplicação de baunilha cru infundido com óleo orgânico proporciona uma grande fragrância achocolatada, além de deixar sua pele macia e suave.

3. Alivia e Suavia Queimaduras

A baunilha tem sido usada como um remédio tradicional para curar queimaduras, feridas e cortes. Extratos de baunilha concentrados ou óleo essencial não devem ser aplicados diretamente em queimaduras recentes. Tratamentos tópicos contendo extratos de baunilha podem ser úteis. É aconselhável consultar o seu médico antes de usar tais remédios caseiros para queimaduras.

4. Mantém a pele saudável

A baunilha é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, como niacina, tiamina, vitamina B6 e ácido pantotênico, que desempenham um papel importante na manutenção da pele saudável. As propriedades antioxidantes da baunilha protegem sua pele dos danos causados ​​por poluentes ambientais e toxinas (5). Você pode preparar um esfoliante para reavivar sua pele de dentro. Tudo o que você precisa fazer é abrir 5 grãos de baunilha para raspar as sementes. Adicione essas sementes juntamente com 3 colheres de sopa de açúcar mascavo e 2 gotas de óleo essencial de baunilha para suco de limão espremido na hora. Misture os ingredientes e aplique no seu rosto. Massageie por alguns minutos e depois enxágüe com água morna. Em seguida, espirre um pouco de água fria no rosto.

Cuidados com o Cabelo

A baunilha é frequentemente incluída em produtos de higiene e beleza devido aos seus efeitos no cabelo e na pele. Se você sofre de pontas duplas freqüentes ou perda de cabelo, aplicar seu óleo essencial em um óleo transportador de algum tipo pode mensuravelmente fortalecer o cabelo e induzir o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo, incentivando o crescimento e cabelo mais esteticamente agradável.

Reduz a ansiedade

Embora algumas pessoas continuem céticas em relação à aromaterapia, alguns dos melhores remédios naturais podem ter um efeito simplesmente através do nosso sentido olfativo. O cheiro de baunilha, na verdade, é conhecido por impactar diretamente o cérebro e induzir a calma. Portanto, o extrato pode ser um dos melhores e mais acessíveis remédios para ansiedade e estresse crônico.

Auxilia na perda de peso

Algumas pesquisas apontaram a baunilha como um auxiliar na perda de peso, devido às suas propriedades de supressão do apetite. O extrato desta planta também é conhecido por ajudar a reduzir os níveis de colesterol, tornando seu corpo e metabolismo mais eficiente e auxiliando efetivamente para as metas de perda de peso.

Propriedades Afrodisíacas

A baunilha tem sido usada como afrodisíaco desde os tempos antigos. Certos estudos sobre aromaterapia provaram que a baunilha pode aumentar o desejo sexual, aumentando os níveis de testosterona nos homens. O uso de baunilha provou ser eficaz na cura de sua impotência. Seu aroma induz ainda a sentimentos de prazer e saciedade.

Conclusão

A baunilha não é apenas um tempero perfumado para dar sabor a sobremesas e confeitarias, haja visto seus inúmeros benefícios associados e acima listados, razão mais que suficiente para continuar desfrutando das sobremesas ou dos poderosos smoothies de baunilha. Você pode usar extratos de baunilha, essência ou mesmo utilizá-la em pó para dar sabor às suas sobremesas em casa. Cuidado com a essência de baunilha artificial sinteticamente produzida disponível no mercado. A baunilha original é rara e cara. Os benefícios de nutrição de extrato de baunilha definitivamente podem compensar o preço e esforço feito para obtê-lo.

Que tal experimentar nossos smoothies de baunilha?

Fonte:
STYLECRAZY
ORGANIC FACTS

Previous Post Next Post

You Might Also Like