Saúde, Veganismo

ALTERNATIVAS VEGETAIS PARA O LEITE DE VACA

Já sabemos que o leite de origem animal e os seus derivados não são saudáveis e adequados a humanos. Por isso mais e mais pessoas estão decidindo desistir de laticínios e optando por alternativas saudáveis como o consumo de leite vegetal. Existem várias razões para fazê-lo, desde alergias ao leite e intolerância à lactose até princípios éticos. Mas quais são as melhores alternativas não lácteas para o leite de vaca?

Aqui, fornecemos algumas sugestões dos diferentes leites veganos disponíveis.

1. LEITE DE COCO

O leite de coco é uma boa opção sem laticínios disponível em seu supermercado. É feito misturando carne de coco e é uma boa fonte de nutrientes, incluindo magnésio, ferro e potássio. O leite de coco também contém ácido láurico, um ácido graxo de cadeia média raro que é facilmente absorvido pelo organismo e usado para energia.

Deve-se notar que o leite de coco com alto teor de gordura é rico em calorias e, embora traga muitos benefícios à saúde, você deve consumir pequenas porções. (8) Ao comprar leite de coco, procure leite de coco puro e orgânico, que geralmente é vendido em uma lata.

2. LEITE DE AMÊNDOA

O leite de amêndoa – uma mistura de amêndoas finamente moídas e água – é uma alternativa particularmente boa ao leite de vaca para pessoas com alergia a laticínios. É quase livre de alérgenos e não contém lactose, proteínas de soja nem glúten. O leite de amêndoa tem propriedades anti-inflamatórias e pode ser mais fácil de digerir do que o leite. (9) As desvantagens do leite de amêndoa são que ele é frequentemente adoçado com adição de açúcar e enriquecido com muitos nutrientes adicionais. Sua melhor aposta é comprar leite natural de amêndoa orgânico ou, melhor ainda, fazer o seu.

3. LEITE DE AVEIA

O leite de aveia é outra boa alternativa ao leite, pois não contém lactose nem proteína do leite. Como o cereal é rico em fibras, muitas vezes é enriquecida com vitaminas e minerais como cálcio, vitamina D e riboflavina, ajudando a manter a pele e os olhos saudáveis. Ele também sacia a fome de forma relativamente rápida. Muitas opções disponíveis não contêm glúten; portanto, se você tem intolerância ao glúten, outra alternativa sem laticínios pode ser uma aposta mais segura.

4. LEITE DE SOJA

O leite de soja é uma alternativa popular de leite vegano e é adequado para pessoas com intolerância à lactose, proteína do leite ou glúten. Este substituto do leite também é uma boa fonte de proteínas e ácidos graxos essenciais. No entanto, o leite de soja enfrenta muitas críticas. Ele contém isoflavonas, que possuem uma estrutura química semelhante à do hormônio estrogênio, que nosso corpo produz. Como resultado, beber leite de soja pode influenciar o efeito do estrogênio em nosso corpo – tanto de maneira positiva quanto negativa. Não exagere com esta alternativa de leite e nunca dê produtos de soja a bebês ou crianças pequenas.

5. Leite de Arroz

Uma ótima alternativa de leite para pessoas com alergia a nozes, o leite de arroz é criado fervendo o arroz marrom ou branco, pressionando através de um moinho e pressionando até um líquido. Antes da fortificação, o leite de arroz tem um dos menores valores nutricionais dos leites vegetais. Também tem o maior impacto ambiental de todos os leites vegetais, mas ainda é menos da metade do leite
O leite de arroz tem sabor suave e sabor naturalmente doce. Tem uma consistência levemente aquosa e é ótimo para beber por conta própria, bem como em smoothies, sobremesas e aveia.

6. Leite de Avelã

Avelãs inteiras são torradas, embebidas e misturadas com água para criar este leite de nozes. Com um sabor doce e rico, é ótimo para assar ou para dar um chute no café com prazer. Semelhante ao leite de cânhamo, ele é rico em cálcio, e o leite de avelã também é rico em folato [9]. Às vezes, o leite de avelã é recomendado para mulheres grávidas, pois o folato pode ajudar a reduzir o risco de defeitos do tubo neural central, como espinha bífida, em bebês por nascer [10]. Certifique-se de observar as opções sem açúcar, pois as versões adoçadas e com sabor podem quase dobrar a quantidade de açúcar.

7. Leite de caju

Outro substituto do leite de vaca é o caju. Criado embebendo as castanhas de caju descascadas na água, misturando-as com uma pasta e depois coando para obter um leite sutil de nozes. Ele contém ainda mais vitamina E do que você encontrará no leite de amêndoa e normalmente menos calorias. Assim como as outras opções, muitos nutrientes da noz inteira são diluídos quando transformados em leite; assim como outros leites vegetais, muitas vezes são enriquecidos com vitaminas adicionais.

8. leite de ervilha

Esqueça petit pois, o leite de ervilha é produzido usando ervilhas amarelas que são moídas em farinha. A proteína e o amido são separados e a proteína é misturada com água para fazer o leite. O sabor e a textura são semelhantes a outros leites vegetais. O leite de ervilha é frequentemente enriquecido com vitaminas como cálcio e potássio, um eletrólito essencial para o corpo. Em comparação com o leite, alguns fabricantes de leite de ervilha foram capazes de usar 25% menos água na produção do leite, melhorando o meio ambiente

9. LEITE linhaça

O leite de linhaça geralmente pode ser descrito como noz, embora não da mesma maneira que o leite de amêndoa. Enquanto o leite de amêndoa tem uma doçura natural, o leite de linhaça tende para o lado mais terreno (embora não seja tão terreno como o leite de cânhamo). Existe uma ligeira cremosidade e uma consistência surpreendentemente suave no leite de linhaça, comparável a 1% de leite.

10. LEITE DE CÂNHAMO

De todos os produtos de cânhamo atualmente disponíveis no mercado, o leite de cânhamo é uma escolha sólida entre um ponto de vista nutricional. É feito misturando sementes de cânhamo descascadas com água e fornece magnésio, cálcio e vitamina D, dependendo da suplementação. Você também obterá ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 – nutrientes essenciais para o sistema imunológico e a cognição – mais cerca de 3g de proteína a 60 calorias por xícara. No entanto, há muito pouca fibra no leite de cânhamo em comparação com as feitas com outras sementes. A principal objeção ao leite de cânhamo é o sabor: seu sabor ultra-noz pode ser amargo para alguns, especialmente se você estiver acostumado com as notas mais doces de outras alternativas à base de plantas

11. LEITE DE BANANA

o leite de banana traz muitos benefícios à saúde da banana. É uma das fontes mais ricas de potássio, que melhora a saúde do coração e reabastece os eletrólitos perdidos. Ele também contém vitamina B6 e vitamina C, essenciais para a nutrição. O leite de banana é mais rico em fibras que a maioria dos leites veganos, ajudando na digestão. Além disso, embora sejam doces, tendem a estar na extremidade inferior do índice glicêmico; portanto, um copo por dia é ideal para uma boa saúde.

Leites Vegetais para substituir o leite de vaca

Previous Post Next Post

You Might Also Like