Saúde

Benefícios do Tofu na alimentação

O tofu é um subproduto da soja que ajuda essencialmente a manter a saúde cardiovascular. Ele também possui uma grande variedade de benefícios para a saúde, incluindo redução de risco de câncer, anemia, osteoporose e doenças renais, bem como níveis mais baixos de colesterol. É uma boa fonte de proteína, alivia os sintomas da menopausa e previne a perda de cabelo.

O que é Tofu?

Tofu, também conhecido como coalhada de soja, é um alimento preparado pressionando o leite de soja coagulado em blocos planos. Tem sido um ingrediente comum nas cozinhas globais, como a comida chinesa, há muitos séculos. Este substituto de alimentos cheio de energia é ideal para vegetarianos e veganos em todo o mundo porque não contém vestígios de produtos animais de qualquer tipo – é um alimento orgânico puro que fornece uma riqueza de valor nutritivo em uma variedade de maneiras deliciosas. O nome vem da palavra japonesa “tofu”, mas é amplamente apreciado em muitos países por sua composição extremamente nutritiva e versatilidade em preparos culinários.

Fatos nutricionais

O tofu tem uma contagem muito baixa em calorias, o que torna uma opção atraente para as pessoas que desejam perder peso. Contém uma quantidade muito pequena de gordura, mas uma grande quantidade de proteína. Além disso, tem níveis muito baixos de sódio e quase nenhum colesterol. Em termos de vitaminas e minerais, o tofu é uma rica fonte de ferro, magnésio, cobre, fósforo e também possui boas quantidades de cálcio e potássio. Há até vestígios de zinco, que é um mineral essencial para a saúde.

Os compostos orgânicos encontrados no tofu consistem principalmente em isoflavonas, que têm um grande impacto na saúde. No lado vitamínico da nutrição, tem níveis significativos de vitamina C, tiamina, riboflavina e vitamina B6. Também contém pequenas quantidades de ácido pantotênico e niacina.

Quantidade: 100 g
Energia: 64 kcal
Proteínas 6,6 g Cálcio 81 mg
Carboidratos 2,1 g Fósforo 130 mg
Gorduras 4 g Magnésio 38 mg
Fibras 0,8 g Zinco 0,9 mg

Rico em Proteína

É sabido que nosso corpo precisa de proteína para que funcione corretamente. Porém, ao contrário da crença da maioria das pessoas, e como já abordamos aqui em outros posts – a proteína não está apenas disponível em carne, leite, ovos ou derivados de origem animal – veja 10 FONTES DE PROTEÍNAS VEGETAIS. Veganos e vegetarianos podem obter a quantidade certa e necessária de proteínas em fontes de origem vegetal, como o tofu e outros produtos derivados de soja ou outros vegetais, pois estes contêm os aminoácidos, que são necessários para uma dieta saudável. O consumo freqüente de carne vermelha, por exemplo, tem implicações para a saúde que podem levar a diferentes doenças. Tais condições podem ser evitadas substituindo uma dieta rica em carne por uma dieta rica em tofu, por exemplo.

Contra a GOTA

Pesquisas conduzidas para estudar os efeitos do tofu sugerem que ele é uma fonte de proteína preferível, especialmente para os pacientes com gota com depuração do ácido úrico mais do que o limite normal inferior. No entanto, pessoas com gota devem evitar o consumo muito alto de tofu ou outros produtos de soja.

Reduz o nível de colesterol

Os níveis elevados de colesterol são um dos agentes causadores de doenças relacionadas ao coração. Tanto é que as pessoas tentam evitar esse tipo de gordura, que está presente na maioria dos óleos e gorduras de cozinha usados ​​na maioria das casas e outros restaurantes. O tofu reduz o nível de colesterol no corpo devido à sua capacidade de absorver o óleo de cozinha e outros líquidos que, se acumulados no corpo e que podem levar a várias doenças. Em comparação com carnes, o tofu tem níveis mais baixos de ácidos graxos saturados e níveis mais elevados de ácidos graxos insaturados. É também uma boa fonte de lecitina e ácido linoleico, que ajuda a regular o metabolismo, juntamente com a dispersão e eliminação de depósitos de colesterol no organismo.

Previne a anemia

Outro benefício para a saúde do tofu inclui um menor risco de anemia. Um estudo realizado na China para investigar a associação entre anemia e consumo de tofu sugere que reduz o risco de anemia em adultos. Uma das razões é por ser uma boa fonte de ferro. Cada 100 gramas de Tofu fornece 30% das necessidades diárias de ferro. O ferro do Tofu juntamente com a hemoglobina no corpo ajudará o processo de rotação e a liberação de oxigênio para todo o corpo e, em seguida, gerar energia. Ele também contém 10% de necessidade de substância no corpo de cobre. Esse mineral é necessário no seu corpo para que o ferro possa ser bem trabalhado nos glóbulos vermelhos.

Gerencia e ajuda na perda de peso

A ingestão de tofu também ajuda a controlar o peso efetivamente. Um estudo sugere que dietas com baixas calorias à base de soja têm um efeito benéfico na redução de peso e lipídios no sangue.
Para aqueles que têm problemas com o peso, o Tofu pode ser uma alternativa aos seus lanches. O tofu pode ser uma dieta baixa em calorias para o teor de carboidratos e baixa caloria. Embora estando em dieta, você ainda pode atender às suas necessidades de proteína por ingestão de Tofu.

Tofu é muito adequado para a dieta, porque é rico em proteínas vegetais que podem dar o efeito de saciedade para que você não fique com fome. Além disso, você também pode incluir o Tofu em um lanche saudável para substituir um lanche que não é bom para sua saúde.

Previne Diabetes

Devido ao baixo teor de gordura e calorias, o tofu é um alimento ideal para diabéticos. Ainda melhor, o alto teor de proteínas funciona para regular os níveis de açúcar no sangue, o que pode reduzir significativamente o risco de desenvolver diabetes mais tarde na vida.

Propriedades anti-câncer

Tofu contém muito selênio, um mineral que o corpo precisa para prevenir o câncer de cólon. Estudos têm demonstrado que homens e mulheres que comem tofu semanalmente são 60% menos propensos a desenvolver os tipos de tecido em que o câncer de mama cresce.

Contém também isoflavonas, que são bem conhecidas como benéficas na redução do risco de câncer. Pesquisas sobre consumo de soja e câncer de endométrio sugerem que um maior consumo de produtos, como o tofu, pode reduzir o risco de câncer de endométrio em mulheres pós-menopausa. Outro estudo sugere que as mulheres pós-menopáusicas que sofrem de câncer de pulmão podem viver mais tempo ao incluí-la em seu estilo de vida. Os compostos orgânicos no tofu, nomeadamente as isoflavonas, são fundamentais para ajudar a administrar os sintomas da menopausa nas mulheres e também foram associados a uma redução no câncer de mama e próstata.

Mantém a Saúde Cardiovascular

A ingestão de alimentos adequados desempenha um papel muito importante na manutenção da saúde cardiovascular. O consumo regular de produtos de soja como o tofu pode baixar os níveis de colesterol e gorduras saturadas no corpo, reduzindo assim o risco de doenças cardiovasculares. Comer tofu reduz o risco de doença cardíaca porque diminui a quantidade de lipoproteína de colesterol ruim em seu corpo. Os níveis de inflamação também diminuirão quando você comer mais tofu, pois a conglicina que contém é bio-ativa e reduz a inflamação em seus vasos sanguíneos.

Envelhecimento

Acredite, o tofu pode realmente fazer a diferença na idade da sua aparência. Não só uma dieta cheia de tofu ajuda a manter a elasticidade da sua pele, ela pode até ser usada para fazer uma pasta que é aplicada no seu rosto para nutrir sua pele do lado de fora.

Mantém ossos mais fortes

É uma boa fonte de potássio e cálcio que desempenham um papel importante no suporte à formação óssea. Não é fácil obter este nutriente ou mineral na quantidade certa. É por isso que a ingestão de tofu é altamente recomendável, uma vez que possui níveis elevados desse elemento. A falta de cálcio no corpo pode levar a osteoporose, envelhecimento rápido devido a ossos quebradiços e baixa formação de ossos novos também.

Todo mundo é propenso ao envelhecimento em algum momento de suas vidas, mas os efeitos da idade podem ser evitados adotando medidas como o consumo de tofu, o que retarda todo o processo, mantendo os ossos fortes. Os resultados de estudos farmacológicos alegaram que as isoflavonas contidas no Tofu podem funcionar como um potencial anticancerígeno para matar células tumorais que causam osteossarcoma da doença óssea. No entanto, essas propriedades ainda precisam ser investigadas.

Aumenta a circulação sanguínea

O ferro desempenha um papel muito importante no fornecimento de oxigênio para várias partes do corpo e, posteriormente, o corpo depende muito do oxigênio. É função da hemoglobina transportar este gás para cada parte do corpo, o que é essencial na geração de energia. A hemoglobina existe no sangue e é formada através do uso do ferro que está presente no corpo. Isso ajuda a aumentar a circulação sanguínea no corpo, graças ao seu teor de ferro e cobre. Isso evita sintomas de anemia e mantém os órgãos funcionando sem problemas devido à oxigenação adequada.

Menopausa

Os requisitos diários de cálcio vão para as mulheres, uma vez que atingem a menopausa, um tofu pode fornecer uma fonte de alta qualidade, enquanto os flavonóides e isoflavonoides também ajudam a reduzir a freqüência de ondas de calor, prevenir a artrite reumatóide e até mesmo restaurar os níveis de estrogênio.

Perda de cabelo

Porque o cabelo humano é feito de proteína queratina, você precisa de muitas proteínas em sua dieta para ter queratina suficiente para mantê-la forte. Tofu tem muita queratina, bem como selênio que ajuda seu couro cabeludo a segurar os cabelos em sua cabeça.

 

Receita de salada de tofu disponível em nosso restaurante

 

Salada Vegana de Tofu e Abacate

 

Ingredientes:

– Alface
– Tofu
– Abacate
– Pepino
– Tomate
– Salsinha

Molho:
Shoyo com Azeite de Oliva Ou

Veja aqui todos os pratos e produtos a base de TOFU disponíveis em nosso cardápio!

 

Fontes: 
Organic Facts
Natural Cave

Previous Post Next Post

You Might Also Like