Saúde

Como aumentar sua imunidade durante o surto de coronavírus

Atualmente ainda existe muito medo, estresse, angústia e incertezas se espalhando rapidamente pelo mundo. Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar que o coronavírus é uma pandemia global, pesquisamos formas em geral sobre como nos proteger de qualquer vírus, ajudando nossos corpos a fazerem o que fazem de melhor; fortalercer naturalmente nosso sistema imunológico. O que é realmente assustador no COVID-19, mesmo com diversas vacinas em desenvolvimento no seu último estágio de testes, é que ainda se trata de uma doença da qual desconhecemos muito dos seus males e perigos – porém não devemos sob hipótese algumas ceder ao medo e ao pânico.

Antes de mais nada, vamos falar sobre medo e estresse. Essas emoções servem para suprimir nossa imunidade e também nos tornam menos inteligentes e mais fáceis de controlar. Embora não possamos controlar o que está acontecendo externamente, preservar sua própria sanidade mental é de fundamental importância neste momento e temos algumas dicas sobre isso abaixo.

Listamos aqui 8 maneiras de aumentar sua imunidade durante o surto de coronavírus.

Reduza o estresse e o medo

Trazer calma ao seu ambiente interno em um momento de pânico e medo é uma estratégia crítica. A maneira mais fácil de fazer isso é praticar regularmente a respiração diafragmática profunda e prolongar a expiração da respiração. Esta é uma prática cientificamente verificada que ajudará a acalmar seu sistema nervoso e trará paz e calma à sua mente e corpo.

Reabasteça sua dispensa com fontes de vitamina C

Vamos começar com o básico, você sabe se está consumindo vitamina C o suficiente? Você pode ter tomado uma laranja no café da manhã ou uma colher de sopa do nosso pó favorito de Camu Camu no seu smoothie da manhã, mas aumentar sua imunidade um pouco mais não fará mal algum. Esta vitamina essencial é um potente antioxidante que suporta a função da barreira epitelial contra patógenos nocivos no nível celular. Imunidade prejudicada e suscetibilidade a infecções são um sintoma comum da deficiência de vitamina. Portanto, o que quer que você proteja seu corpo a partir desta temporada, é aconselhável aumentar sua dose. Existem muitas fontes riquíssimas em vitamina C, como goiaba, kiwi, gojiberry, morango, brócolis, acerola e, obviamente, laranjas. Então não perca mais tempo e ao ir a feira livre encha a sacola com esses superpoderosos.

Aumente sua ingestão de zinco

Nossos corpos requerem minerais, materiais orgânicos que não podem ser sintetizados dentro de nosso corpo, para funções essenciais. O zinco é um desses minerais, importante para o corpo em uma ampla variedade de funções. É necessário produzir proteínas e DNA, nossa composição genética, mas também ajuda o sistema imunológico a combater bactérias e vírus invasivos. O zinco pode vir em forma de comprimido ou suplemento, mas existem ótimas fontes de minerais disponíveis em nossas dietas, como grão de bico, lentilha, tofu, aveia, castanha de cajú, cacau em pó, sementes de abóbora e germe de trigo.

Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio

hipócrates

Consuma alimentos ricos em betacaroteno que aumentam a imunidade

Ao comer alimentos nutritivos ricos em todos os nutrientes essenciais para aumentar a imunidade, nosso corpo pode desenvolver as ferramentas necessárias para afastar as doenças. Receitas à base de açafrão são ótimas para usar para afastar qualquer enfermidade. Também adoramos este Smoothie de morango que estimula a imunidade como uma dose saudável de superalimentos e ervas tônicas no café da manhã, ou a nossa Sopa saudável de vegetais de raiz que estimula a imunidade para que toda a família desfrute. O beta-caroteno é convertido em vitamina A, essencial para um forte sistema imunológico. Ele funciona ajudando os anticorpos a responder a toxinas e substâncias estranhas. Boas fontes de beta-caroteno incluem cúrcuma, gengibre, batata-doce, cenoura, manga, damasco, espinafre, couve, brócolis, abóbora e melão.

VEJA AQUI O SUPER SUCO RICO EM BETACAROTENO QUE IRÁ AUMENTAR SUA IMUNIDADE

Cuidados reforçados com a higiene

Sua mãe já bateu em você para tossir em seu cotovelo em vez de em sua mão? Agora é a hora de voltar a fazer isso. Lave as mãos regularmente, pois a doença é frequentemente transmitida através do toque. Não use um secador de mãos, mas opte por uma toalha de papel ou pano limpo. A OMS recomenda ficar a pelo menos um metro e meio de alguém que tosse ou espirra, e evite tocar nos olhos, nariz e boca – isso é habitual e difícil, sabemos! Algumas autoridades de diversos países recomendaram recentemente o uso de transferência eletrônica ou cartão de crédito, sempre que possível, em vez de manusear manualmente o dinheiro.

Atenção: Se você estiver mostrando sinais ou sintomas de qualquer febre ou doença, é recomendável consultar o seu médico.

Movimente o corpo

A atividade física pode dar um grande impulso ao sistema imunológico de inúmeras maneiras. Os pesquisadores mostraram que o exercício melhora os sistemas imunológico e metabólico, a saúde cardiovascular, reduz a pressão arterial, ajuda a controlar o peso corporal e protege contra uma variedade de doenças. A atividade física regular também aumenta a produção de anticorpos e células T do seu corpo, fazendo com que circulem mais rapidamente. Além disso, ajuda a expelir toxinas do seu corpo, o que pode energizar suas células e metabolismo. O exercício regular também reduz os hormônios do estresse do seu corpo – incluindo adrenalina e cortisol -, o que dá ao seu sistema imunológico força adicional.

Mesmo a transpiração é boa para a saúde imunológica. Quando você transpira, seu corpo reage da mesma forma que quando você está com febre. Ao aumentar a temperatura do corpo, você ajuda seu corpo a matar patógenos.

De acordo com um estudo recente, exercitar-se pelo menos 5 dias / semana reduziu o risco de contrair uma infecção respiratória superior em quase 50% em comparação a ser sedentário. Esse regime de exercícios também tornou os sintomas menos graves – de 32% a 41% – dependendo do nível de aptidão física.

A orientação da OMS durante a pandemia é que se fique em casa o máximo possível, mas isso não é desculpa para não se movimentar – basta usar a criatividade e usar do que se tem. Assista e siga vídeos de exercícios no YouTube. Levante pesos no porão, etc. Se for possível sair dê um passeio ou corra – apenas lembre-se de manter a distância de 1,80 metro de outras pessoas. Encontre algo para fazer seu corpo se mover e seu sistema imunológico em boa forma.

Medite para evitar estresse e ansiedade

A meditação é uma ferramenta maravilhosa para evitar o estresse e a ansiedade, isso está se tornando um conhecimento comum. O que é menos conhecido, é que o estresse e a ansiedade a longo prazo podem ter implicações desastrosas para o nosso sistema imunológico. Quando estamos estressados, nossos corpos liberam adrenalina na corrente sanguínea, mas perdem a eficácia para combater antígenos como infecções virais. Não foram realizados estudos para medir se isso afetará o COVID-19, mas a variedade de benefícios advindos da meditação faz com que seja uma prática que vale a pena adotar da mesma forma.

Evite a histeria e verifique suas fontes

Com a população global varrida pelo sofrimento do coronavírus e muitos meios de comunicação fazendo pouco para ajudar, vale a pena evitar a histeria a qualquer custo. Verifique todas as informações que você vê on-line com fontes confiáveis ​​e, se você estiver procurando informações, retorne aos mesmos lugares. CUIDADO COM AS FAKES NEWS!
A Organização Mundial da Saúde possui informações atualizadas, conselhos sobre auto-isolamento e uso de máscaras, uma seção inteira dedicada ao rompimento de mitos e todas as outras informações que você deseje saber. Se você estiver viajando em breve, verifique as orientações e restrições das autoridades de fronteira locais.

CONCLUSÃO

Integrar hábitos saudáveis ​​que abrangem todo o corpo – exercitar-se, comer bem, dormir o suficiente e reduzir o estresse – pode realmente ajudar a impulsionar o sistema imunológico. Acima de tudo tome cuidado, planeje cuidadosamente, aja com responsabilidade, cuide de si e mantenha a calma! Trate-se bem e você maximizará o que tem de melhor – sua saúde física, mental e emocional.

Previous Post Next Post

You Might Also Like