Detox

8 INGREDIENTES QUE DESINTOXICAM NATURALMENTE

Devido ao nosso estilo de vida, todos os dias somos bombardeados com toxinas – do ar que respiramos, água que bebemos, comida que ingerimos, aos produtos que colocamos em nossos corpos e em nossas casas. De fato, o CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças – uma agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos), estima que 80% de todas as doenças têm causas ambientais e de estilo de vida. Felizmente, há uma série de alimentos para ajudá-lo a desintoxicar naturalmente que você pode adicionar às suas refeições diárias.

Desintoxicação, o que é?

Apesar da nova tendência de desintoxicação, não se trata um novo inquilino da saúde natural, muito menos uma modinha. Os métodos de desintoxicação datam de milhares de anos – todo o caminho de volta a Hipócrates, o “Pai da Medicina Ocidental”. Por definição, desintoxicação é a remoção fisiológica de substâncias tóxicas do organismo. Os sistemas linfático e circulatório desintoxicam cada uma de nossas células de forma individual, enquanto a desintoxicação em escala mais ampla é realizada principalmente pelo fígado, rins e intestinos. Outros órgãos pulmões e pele, também desempenham um papel na eliminação de toxinas do corpo.

A “toxicidade” é determinada pelo grau em que uma substância química ou uma mistura específica de substâncias pode danificar seu corpo de alguma forma. Em suma, uma toxina é uma substância que é venenosa para o seu corpo. O que inclui metais pesados, pesticidas, poluentes, OGMs (trangênicos), aditivos alimentares e uma multiplicidade de produtos químicos. Infelizmente, essas substâncias tóxicas se escondem em tudo, desde a água que você bebe até o ar que você respira, a comida que você come, seus cosméticos e produtos de higiene pessoal, e os produtos de limpeza que você usa em sua casa. As toxinas são liberadas até mesmo de suas panelas. Atualmente, existem milhares de produtos químicos registrados para uso com pouco ou nenhum teste. O governo permite que as empresas façam testes e nos informem se o produto é “seguro”.

A bioacumulação, acúmulo de toxinas no corpo humano, é um dos principais fatores que contribuem para o aumento das condições crônicas, como asma, alergias, câncer, condições mentais e uma série de problemas autoimunes. Pessoas que consomem produtos de origem animal absorvem os antibióticos, hormônios e outros produtos químicos fornecidos aos animais, assim como os herbicidas e pesticidas aplicados nos grãos utilizados para alimentá-los.

Comer alimentos que auxiliam a capacidade de desintoxicação do seu corpo é uma ótima maneira de liberar as toxinas do seu organismo. Vejamos alguns dos melhores alimentos para ajudá-lo a desintoxicar naturalmente.

8 INGREDIENTES QUE TE AJUDARÃO A FAZER UM SUPER DETOX

1- Chlorella

A chlorella encabeça a lista de alimentos desintoxicantes por muitas razões. Esta alga de água doce, é um superalimento repleto de fitonutrientes, aminoácidos, clorofila, beta-caroteno, potássio, fósforo, biotina, magnésio e vitaminas do complexo B. É de longe um dos superalimentos mais nutritivos para auxiliar o sistema imunológico.

Uma porção de 28g (3 colheres de sopa) de chlorella contém:
Proteína: 16g
Vitamina A: 287% NDR
Vitamina B2: 71% de NDR
Vitamina B3: 33% NDR
Ferro: 202% NDR
Magnésio: 22% NDR
Zinco: 133% NDR

A Chlorella fornece uma série de benefícios para a saúde. Principalmente, auxiliando o corpo a desintoxicar ou “quelar” metais pesados ​​como chumbo, cádmio, mercúrio e urânio, evitando que sejam reabsorvidos. Estamos expostos a metais oriundos de nossos produtos de higiene pessoal, maquiagem, água, alimentos e diversos produtos convencionais.

Outro benefício surpreendente da chlorella é a sua capacidade de ajudar a desintoxicar o corpo de partículas radioativas resultantes de tratamentos de quimioterapia e radiação ultravioleta comumente usados ​​para tratar o câncer. Isto é devido aos seus altos níveis de clorofila. A lista de benefícios deste incrível superalimento é extensa, no entanto hoje vamos focar apenas no seu “super poder” de desintoxicação! Os demais incontáveis benefícios da chlorella você poderá conferir num próximo post.

VEJA AQUI NOSSOS SUCOS COM CHLORELLA

2- Spirulina

A Spirulina, uma prima da chlorella, também oferece imenso suporte de desintoxicação ao seu corpo. Esta alga azul-esverdeada, também chamada de cianobactéria, origina-se de fontes de água doce e salgada. É outra potência da nutrição! É tão impressionante como um superalimento que a NASA a envia para os astronautas consumirem e permanecerem saudáveis no espaço.

Uma única colher de sopa (apróx.: 7 gramas) de pó de spirulina seco contém:
Proteína: 4 gramas
Vitamina B1 (tiamina): 11% da NDR
Vitamina B2 (riboflavina): 15% da NDR
Vitamina B3 (niacina): 4% da NDR
Cobre: ​​21% da NDR
Ferro: 11% da NDR

Também contém magnésio, potássio e manganês. Semelhante à clorofila da chlorella, o motor de acionamento da Spirulina é um composto chamado ficocianina, que possui propriedades antioxidantes e antiinflamatórias significativas, portanto, inibindo o dano oxidativo celular. Este dano contribui para a inflamações crônicas, câncer, envelhecimento precoce e autoimunidade em geral.

Entre os muitos outros benefícios à saúde, a spirulina ajuda os pacientes a se desintoxicarem da exposição a metais pesados ​​- principalmente na forma de arsênico. A Organização Mundial de Saúde classificou a toxicidade do arsênico como um problema global. A toxicidade crônica por arsênico é o resultado da exposição ao arsênico principalmente na água subterrânea. Os efeitos podem ser muito prejudiciais e podem ser vistos até mesmo anos após a exposição. O arsênico é um conhecido carcinogênico que afeta muitos órgãos. A spirulina, que também é muito rica em clorofila, pode neutralizar esse dano removendo as toxinas da corrente sanguínea enquanto fortalece o sistema imunológico.

VEJA AQUI NOSSOS SUCOS COM SPIRULINA

3- Cúrcuma

A cúrcuma é uma erva perene na família do gengibre que contém um fitoquímico chamado curcumina. Ele lhe confere a distinta cor dourada escura tão comumente associada ao curry, do qual a cúrcuma é um ingrediente-chave. O aumento da popularidade da cúrcuma no mundo ocidental deve-se às suas propriedades medicinais que oferecem todos os benefícios para a saúde sem os efeitos colaterais negativos das drogas convencionais. Esta especiaria surpreendente fornece um suporte de desintoxicação maravilhoso para seu corpo.

A curcumina é um poderoso agente antioxidante e anti-inflamatório que reduz a dor associada a condições autoimunes, como a artrite reumatóide. No que diz respeito à desintoxicação, a curcumina ajuda o fígado a processar os resíduos metabólicos e as toxinas, estimulando a vesícula biliar a liberar a bile, o que, por sua vez, melhora a função hepática. A bile limpa o fígado e rejuvenesce as células do fígado. A bile também evita que as toxinas sejam convertidas em compostos prejudiciais que danificam seu fígado.

A curcumina é melhor absorvida quando consumida com alguma gordura (encontrada no óleo de coco) e pimenta do reino. A piperina ou bioperina, substância encontrada na pimenta preta, aumenta a absorção da curcumina.

VEJA AQUI NOSSOS SUCOS COM CÚRCUMA

4- Gengibre

O gengibre é uma planta florescente intimamente relacionada ao açafrão (cúrcuma). A raiz, ou rizoma, da planta tem sido usada há milhares de anos como agente anti-inflamatório e antioxidante. Ele é definitivamente um dos principais concorrentes no mundo da desintoxicação. Ele é um ingrediente comum em receitas e suplementos de desintoxicação e limpeza – por um bom motivo!

O gengibre estimula a digestão, a circulação e a transpiração, que são as três principais vias de desintoxicação natural do seu corpo! Isso livra seu organismo do acúmulo de resíduos e toxinas no cólon, fígado e outros órgãos. Ele tem uma alta concentração de gingerol e shogaol, os quais oferecem efeitos anti-inflamatórios e antiespasmódicos em seu sistema gastrointestinal. Ele também ajuda a manter as enzimas digestivas. Isso pode aliviar uma ampla variedade de problemas digestivos, desde dor no estômago até gases e inchaço.

VEJA AQUI NOSSOS SUCOS COM GENGIBRE

5- Folhas Verde-escuras

As folhas verde-escuras são uma forma fabulosa de apoiar a desintoxicação natural do seu corpo, por isso adicione-as a tantas refeições quanto puder diariamente! Certas folhas verdes estão no topo da lista, incluindo espinafre, couve, folha de moringa, folha de alfafa e salsa.

Elas são repletas de minerais, incluindo ferro, cálcio, potássio e magnésio, e vitaminas, incluindo algumas vitaminas do complexo B, bem como vitaminas K, C, E. Muitos desses nutrientes estão envolvidos no processo de desintoxicação. Além disso, são repletas de fibras, o que as tornam lentas para digerir e boas para desintoxicar seus intestinos.

As folhas verde-escuras contêm uma variedade de fitonutrientes, incluindo beta-caroteno, luteína e zeaxantina. Elas também contêm clorofila, que lhes dá o pigmento verde. Como explicado acima, a clorofila é ótima para desintoxicar metais pesados e toxinas do corpo

VEJA AQUI NOSSOS SUCOS COM FOLHAS VERDES

6- Maçã

Uma maçã por dia realmente pode manter o médico longe! Maçãs fornecem um suporte de desintoxicação incrível para o seu fígado. A pectina e o ácido málico nas maçãs, oferecem um efeito duplo contra as toxinas do seu corpo! A fibra solúvel na pectina ajuda a remover o colesterol e as toxinas do sangue, enquanto o ácido málico é um nutriente de limpeza que remove os carcinógenos e as toxinas do sangue.

VEJA AQUI NOSSOS SUCOS COM MAÇÃ

7- Brócolis

É verdade, você deve comer seu brócolis! O brócolis contém uma substância chamada sulforafano, que combate as células malignas do câncer no corpo. Uma nova pesquisa da Johns Hopkins mostrou a capacidade desse produto químico para desintoxicar carcinógenos antes que eles realmente causem danos ao corpo. Alguns praticantes de medicina funcional recomendam evitar vegetais crucíferos, incluindo brócolis, porque eles contêm goitrogênios. No entanto, descobri que os benefícios para a saúde superam em muito o risco mínimo. O que também é assunto para um próximo post. Veja aqui os BENEFÍCIOS DETOX DO BRÓCOLIS.

VEJA AQUI NOSSOS SUCOS COM BRÓCOLIS

8- Beterraba

A beterraba é outro alimento que limpa e purifica o sangue, e que o seu fígado ama! A corrente sanguínea limpa e um fígado “feliz” resultam em aumento da absorção de nutrientes em seu corpo. A beterraba também é rica em antioxidantes e muitos nutrientes, incluindo folato, pectina de fibra, ferro, betaína, betalanina, betacianina e betanina. Ela também contêm pectina, um “limpador” de sangue natural. É importante ajudar seu corpo a eliminar as toxinas tendo uma dieta rica em fibras para evitar a reabsorção, e as beterrabas fazem isso lindamente!

VEJA AQUI NOSSOS SUCOS COM BETERRABA

Pronto para colocar esses alimentos desintoxicantes à prova? Confira nosso cardápio com diversos sucos detox que contem alguns desses ingredientes detox, incluindo o que contém exatamente os ingredientes deste post! Experimente nosso suco DARKSEID.

Previous Post Next Post

You Might Also Like